UEPB - Repositório Digital

Nas trilhas do Tiktok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Ianka Oliveira
dc.date.accessioned 2024-06-10T11:30:19Z
dc.date.available 2024-06-10T11:30:19Z
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717
dc.description DANTAS, I. O. Nas trilhas do TikTok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tenciona discutir o papel formativo das tecnologias digitais, através da rede TikTok na abordagem sobre mulheres a partir da utilização do celular nas aulas de História no ensino médio. As discussões sobre as mulheres na rede TikTok possibilitam articular as mídias digitais como recurso que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se a plataforma digital TikTok como uma ferramenta tecnológica que contribui para o ensino de História em sala de aula abordando temática de gênero, através dos dispositivos moveis. O estudo centrou-se na problemática: de que maneira as tecnologias digitais propiciam a aprendizagem da História através da temática de gênero e a partir da plataforma TikTok mediada através do aparelho celular? O trabalho está situado na área da Cultura da Educação, na abordagem do Ensino de História e as tecnologias digitais sobre a temática de gênero, através das discussões dos autores Lemos (2003); Santaella (2002) Vera Candau (2000); Grossi e Fernandes (2014); Pimenta (2017); Kenski (2012); Moran (2018); Ramos do ó (2007); Libâneo (2011); Freire (2018); Prensky (2001); Adiche (2015); Perrot (2019); Dietz (1999); Koselleck (2006); Arendt (1995); De Miguel (2013) and Hooks (2013). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa exploratória articulada com a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes utilizadas foram a rede TikTok, os documentos para leituras e as imagens dos vídeos presentes na rede. A partir das observações e análises podemos notar a importância de unir a educação com o mundo digital para proporcionar uma educação mais dinâmica e criativa, incluindo conteúdos que abordem sobre mulheres nas aulas de história com o objetivo de educar jovens com consciência social e que busque a equidade. Os resultados apontam para uma educação mais justa e inclusiva, onde os alunos serão incentivados a criar e desenvolver pensamentos críticos e serem ativos na construção de uma sociedade igualitária e empática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.title Nas trilhas do Tiktok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta