dc.contributor.author |
Dantas, Ianka Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T11:30:19Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10T11:30:19Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717 |
|
dc.description |
DANTAS, I. O. Nas trilhas do TikTok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tenciona discutir o papel formativo das tecnologias digitais, através da rede TikTok
na abordagem sobre mulheres a partir da utilização do celular nas aulas de História no ensino
médio. As discussões sobre as mulheres na rede TikTok possibilitam articular as mídias digitais
como recurso que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se a plataforma
digital TikTok como uma ferramenta tecnológica que contribui para o ensino de História em sala
de aula abordando temática de gênero, através dos dispositivos moveis. O estudo centrou-se na
problemática: de que maneira as tecnologias digitais propiciam a aprendizagem da História
através da temática de gênero e a partir da plataforma TikTok mediada através do aparelho
celular? O trabalho está situado na área da Cultura da Educação, na abordagem do Ensino de
História e as tecnologias digitais sobre a temática de gênero, através das discussões dos autores
Lemos (2003); Santaella (2002) Vera Candau (2000); Grossi e Fernandes (2014); Pimenta
(2017); Kenski (2012); Moran (2018); Ramos do ó (2007); Libâneo (2011); Freire (2018);
Prensky (2001); Adiche (2015); Perrot (2019); Dietz (1999); Koselleck (2006); Arendt (1995);
De Miguel (2013) and Hooks (2013). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa do
tipo pesquisa exploratória articulada com a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes
utilizadas foram a rede TikTok, os documentos para leituras e as imagens dos vídeos presentes
na rede. A partir das observações e análises podemos notar a importância de unir a educação
com o mundo digital para proporcionar uma educação mais dinâmica e criativa, incluindo
conteúdos que abordem sobre mulheres nas aulas de história com o objetivo de educar jovens
com consciência social e que busque a equidade. Os resultados apontam para uma educação
mais justa e inclusiva, onde os alunos serão incentivados a criar e desenvolver pensamentos
críticos e serem ativos na construção de uma sociedade igualitária e empática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.title |
Nas trilhas do Tiktok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |