Resumo:
Tendo em vista as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem da matemática, especificamente na aprendizagem da multiplicação (que é ensinada, muitas vezes, como adição de parcelas iguais, sem que os estudantes consigam enfrentá-la por meio de situações distintas, com diferentes significados, como a configuração retangular, que é pouco explorada pelos professores), este estudo buscou identificar quais as contribuições do jogo Factris (Disponível na plataforma Mathigon) no auxílio à aprendizagem da multiplicação como configuração de área com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental do Curimataú Paraibano. Para auxiliar na construção do referencial teórico, utilizamos os estudos de Vergnaud (1983; 1996; 2011; 2014), Santana (2012), Gitirana et al. (2020), Fagundes (1986), Piaget (1990) e Luckesi (2000). O método sucedeu-se por meio da observação direta intensiva (Marconi; Lakatos, 2017). Os instrumentos empregados para a coleta dos dados foram: entrevista não estruturada, gravação de tela do computador e gravação de voz com a finalidade auxiliar na interpretação dos dados. Mediante a análise dos resultados obtidos, foi identificado que os estudantes, mesmo tendo noções sobre os cálculos de multiplicação, tiveram dificuldades na escolha de configurações retangulares adequadas à proposta das situações contidas na entrevista, observamos ainda que o uso deste jogo pode proporcionar discussões sobre a multiplicação como configuração de área.
Descrição:
BARBOSA, Maria Isabelle Silva. Possibilidades e limitações do uso do jogo fractis na aprendizagem da multiplicação. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.