Resumo:
Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as principais dificuldades do público da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito à evasão escolar. Sabe-se
que a evasão escolar indica abandono das instituições de ensino por parte dos alunos
ou trancamento de matrícula. Porém, essa realidade se agravou ainda mais durante
a pandemia do COVID-19. Diante dessa problemática, será feito um levantamento
bibliográfico sobre as condições necessárias para se compreender os motivos pelos
quais ocorre a evasão escolar nas escolas que ofertam a Educação de Jovens e
Adultos – EJA durante o período pandêmico. Sobre os aspectos metodológicos, trata se de uma pesquisa qualitativa, através da análise documental e bibliográfica. A partir
da análise, foi possível identificar que a evasão escolar se intensificou muito mais na
modalidade EJA, em virtude das limitações apresentadas pelos alunos em relação as
estratégias tecnológicas utilizadas durante o período do ensino remoto. Portanto,
conclui-se que a modalidade EJA tem um público que precisa estar em sala de aula
com professores capacitados, preparados para desenvolver as competências e
habilidades dos alunos, a partir das experiências de vida dos alunos.
Descrição:
SILVA, A. C. da. A evasão escolar durante a pandemia e os seus desafios na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.