dc.description.abstract |
Esta pesquisa é resultado do PIBIC/FAPESQ, cota 2021/2022 e traz à tona a
necessidade de o ensino das temáticas físico-naturais presentes no currículo da
Geografia escolar ser repensado, visto que os alunos apresentam dificuldades em
entendê-las quando trabalhadas nos moldes tradicionais. Mediante o exposto, a
pesquisa teve como objetivo analisar como os professores do ensino básico da rede
municipal de Caturité conseguiram trabalhar essas temáticas durante o ensino
remoto no ano de 2021 e quais as ideias implementadas para trabalhar esses
conteúdos de forma virtual; de forma específica, objetivou-se analisar como a
apresentação do conceito de multiescalaridade e círculos concêntricos pode ser
apreendida pelos professores, para que eles pudessem atrelar o contexto do aluno
aos conteúdos programáticos de Geografia para o sexto ano do ensino fundamental.
A metodologia da pesquisa é qualitativa e utiliza o método dialético e técnicas da
pesquisa colaborativa. Inicialmente, os professores responderam um questionário
pelo Google forms, através do qual foi possível identificar várias dificuldades com a
realidade do ensino remoto e várias dúvidas sobre como adaptariam as suas
metodologias para a modalidade híbrida, que viria logo em seguida. Na sequência,
foi realizada uma oficina em dois encontros para que os professores conhecessem
as teorias que cercam esta pesquisa e para que eles participassem, contribuindo
para a construção de uma cartilha educativa, que visou articular as temáticas físico naturais que temos no município com os conteúdos curriculares do ano escolar
escolhido. Portanto, com a produção da cartilha, os alunos poderão ter acesso de
forma on line acessando o site ou o professor poderá imprimir o material, fazendo
com que todos tenham acesso, conhecendo as temáticas físico-naturais e
articulando com o contexto local. Por fim, a pesquisa se fez de extrema importância
para as escolas, como também para os professores que receberam formação
continuada e gratuita, que irá ajudá-los neste ensino pós pandemia. |
pt_BR |