UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado em geografia na formação inicial de professores: um relato de experiência na ECIT Luiz Gonzaga Burity, Ingá-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moraes, Eduardo Ortega Arruda
dc.date.accessioned 2024-06-19T13:16:52Z
dc.date.available 2024-06-19T13:16:52Z
dc.date.issued 2024-05-20
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31810
dc.description MORAES, E. O. A. Estágio supervisionado em geografia na formação inicial de professores: um relato de experiência na ECIT Luiz Gonzaga Burity, Ingá-PB. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado em Geografia consiste na inserção do futuro professor no espaço escolar oportunizando práticas de regência bem como incentivando o ato da pesquisa. Esse momento se torna crucial para os licenciandos, pois oferece a estes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade no ambiente escolar. Além disso, permite que os alunos explorem seu futuro local de atuação, ampliando sua visão sobre a docência, seus desafios e possibilidades. Partindo deste princípio, este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no contexto do Estágio Supervisionado III em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em uma turma do 1º ano “A” do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Luiz Gonzaga Burity, localizada em Ingá, Paraíba. O período de Estágio ocorreu de 20 de setembro a 8 de novembro de 2022 e contou com a participação de 20 estudantes. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. O percurso metodológico foi constituído pela aplicação do instrumento questionário, a observação e a regência junto à turma citada. Como resultados, constatou-se que o período de estágio é bastante enriquecedor para a formação docente, pois permite a interação e construção do conhecimento junto com os alunos e professores da Educação Básica. Além disso, conhecendo a realidade da turma foi possível compreender como eles observam a disciplina de Geografia, o que pode ajudar a promover cada vez mais uma educação geográfica que envolva o cotidiano dos estudantes com a abordagem dos fenômenos geográficos, como os das migrações, utilizando os princípios geográficos e as diferentes escalas do local ao global e do global ao local, contribuindo para o raciocínio geográfico a partir de diferentes análises espaciais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Estágio supervisionado em geografia na formação inicial de professores: um relato de experiência na ECIT Luiz Gonzaga Burity, Ingá-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta