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O Estágio Supervisionado em Geografia consiste na inserção do futuro professor no espaço escolar oportunizando práticas de regência bem como incentivando o ato da pesquisa. Esse momento se torna crucial para os licenciandos, pois oferece a estes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade no ambiente escolar. Além disso, permite que os alunos explorem seu futuro local de atuação, ampliando sua visão sobre a docência, seus desafios e possibilidades. Partindo deste princípio, este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no contexto do Estágio Supervisionado III em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em uma turma do 1º ano “A” do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Luiz Gonzaga Burity, localizada em Ingá, Paraíba. O período de Estágio ocorreu de 20 de setembro a 8 de novembro de 2022 e contou com a participação de 20 estudantes. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e qualitativa, tendo como modalidade principal o relato de experiência. O percurso metodológico foi constituído pela aplicação do instrumento questionário, a observação e a regência junto à turma citada. Como resultados, constatou-se que o período de estágio é bastante enriquecedor para a formação docente, pois permite a interação e construção do conhecimento junto com os alunos e professores da Educação Básica. Além disso, conhecendo a realidade da turma foi possível compreender como eles observam a disciplina de Geografia, o que pode ajudar a promover cada vez mais uma educação geográfica que envolva o cotidiano dos estudantes com a abordagem dos fenômenos geográficos, como os das migrações, utilizando os princípios geográficos e as diferentes escalas do local ao global e do global ao local, contribuindo para o raciocínio geográfico a partir de diferentes análises espaciais. |
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