UEPB - Repositório Digital

Literatura cyberpunk: estudo pós-humano comparativo entre Neuromancer (1984) por William Gibson e Cyberpunk: Mercenários (2022) por Hiroyuki Imaishi

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Milena Cristina de Melo
dc.date.accessioned 2024-06-19T19:27:35Z
dc.date.available 2024-06-19T19:27:35Z
dc.date.issued 2024-06-11
dc.identifier.issn CDD 813.0876
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31822
dc.description CRUZ, Milena Cristina de Melo. Literatura cyberpunk: estudo pós-humano comparativo entre Neuromancer (1984) por William Gibson e Cyberpunk: Mercenários (2022) por Hiroyuki Imaishi. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho obtém como objetivo central, apresentar conceitos intrínsecos ao subgênero de ficção científica literária conhecido por cyberpunk, assim como explanar acerca de suas principais concepções em relação a arte visual e literária, em destaque, discursar sobre elementos do pós-humano entre o universo cyberpunk, seu conceito distópico, e como este espaço transforma determinadas ações em meio social de forma pertencente as narrativas, utilizando, essencialmente, dos personagens, Case, em Neuromancer (1984), e David Martinez, na animação japonesa Cyberpunk: Mercenários (2022).O presente trabalho redige embasamento metodológico em Severino (2007), que provém definir a análise como explicativa. Por segmento, utilizamos também Amaral (2006), no que se refere a origem do subgênero literário cyberpunk, bem como Aranha (2019), Lima (2020) e Flávio (2014); enquanto Danko (2019) emprega estudos sobre a animação no Japão, sua história e características aplicadas na atual pesquisa. Em seguida, Santaella (2010),Pessini (2014) e Pogliesi(2017) dialogam acerca da representação do pós-humano na atualidade. Quanto a análises discursivas sobre a obra Neuromancer empregamos Wehmuth(2021). Hutcheon (2013), Martin (2005), Bordwell e Thompson (2013) e Heller (2014), exploram por meio de suas conjecturas, a área audiovisual, seus cenários e simbologias. Destacamos como os resultados desta pesquisa deliberam discussões alusivas a temáticas carentes de estudo tanto na área literária como na área cinematográfica, por meio desta investigação construímos novas interações quanto a pertinência em análise de subgêneros literários, assim como ao estudo filosófico existente no pós-humano, igualmente a representação da decadência humana e a distopia literária e visual, atinente ao que significa, de forma simbólica, pertencer a humanidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Aline Oliveira do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ficção científica pt_BR
dc.subject Literatura e cinema pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.subject Animação Japonesa pt_BR
dc.title Literatura cyberpunk: estudo pós-humano comparativo entre Neuromancer (1984) por William Gibson e Cyberpunk: Mercenários (2022) por Hiroyuki Imaishi pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta