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O presente artigo concentra-se na análise comparativa entre os personagens Hamlet, da peça homônima de Shakespeare e a Criatura de Frankenstein, buscando realizar reflexões sobre o bem e o mal no desenvolvimento dos personagens ao decorrer de suas histórias, analisando como esses elementos interferiram em suas ações e conduta. Este estudo desenvolveu-se com base nas leituras de pesquisas sobre o tema, a iniciar pelas considerações de Tânia Franco Carvalhal (2006) sobre a literatura comparada; bem como os conceitos e reflexões filosóficas para discutir sobre o bem e o mal, tendo como aporte teórico Camila Pereira Lisboa (2016) e Aristóteles (1991). Além disso, utilizamos das considerações sobre o mal na literatura de George Bataille (1989) para refletir acerca disso no personagem a Criatura de Frankenstein, e das contribuições de Marco Antônio S. Monteiro (2021) para a análise do personagem Hamlet. Contamos também com os conceitos do dicionário online Dicio para buscarmos uma definição de bem e de mal. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa foram de finalidade básica, explicativa, qualitativa, bibliográfica e comparativa. A partir dessa análise e no decorrer dela, podemos observar como o bem e o mal estão ligados as motivações que ocasionaram transformações nas ações, conduta, e escolhas dos personagens estudados, assim como notamos semelhanças e diferenças entre ambos. Esse estudo contribui abrangendo a visão sobre o campo de estudo aqui tratado, e com informações sobre como acontece a construção dos personagens em relação a influência do bem e do mal, além do mais, o trabalho mostra como a literatura independente do tempo, trata de temas atuais, assim, com todos esses pontos cooperamos para futuros estudos na área. |
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