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Os inúmeros debates existentes quanto às criações artísticas mostrando os aspectos relacionados às adaptações audiovisuais se fazem presente nos estudos fílmicos desde a primeira realização de tal feito entre um meio e o outro. No entanto, os debates e pesquisas a respeito do tema abordado evoluíram junto com a sociedade fazendo com que novas visões sobre o entendimento relacionando textos literários e fílmicos com temas ainda não abordados surgissem. Sendo assim, esta pesquisa expõe as características presentes em releituras fílmicas feitas a partir de obras literárias para o contexto audiovisual, de maneira a dialogar com os elementos presentes na mise-en-scène através da comparação entre a obra base e obra adaptada. Como nosso objeto de análise foram escolhidos então a obra Coraline de Neil Gaiman (2002), as artes de Dave McKean (2002) e Chris Riddell (2012) e a animação feita em stop motion de Henry Selick, Coraline e o Mundo Secreto (2009). Para tal interpretação, essa pesquisa então utiliza-se de autores como Eva Heller (2013), Marcel Martin (2005), Linda Hutcheon (2013), David Bordwell e Kristin Thompson (2013) considerando suas influências na área do estudo de maneira simples, expositiva e bibliográfica.
Palavras-chave: Adaptação; Audiovisual; Coraline; Releitura.
ABSTRACT
The innumerable existing debates about artistic creations showing the aspects related to audiovisual adaptations have been made by the academy since the first realization of such a feat by one medium and the other. However, the debates and research on the topic addressed have evolved with society, causing new views on the understanding relating literary and filmic texts with themes not yet addressed to emerge. Therefore, this research exposes the characteristics present in cinematographic reinterpretations made by literary works for the audiovisual context to dialogue with the elements present in the mise-en-scène through the comparison between the base work and the adapted work. As our object of analysis, we had chosen the book by Neil Gaiman (2002), Caroline, the arts by Dave McKean (2002) and Chris Riddell (2012), and the stop motion animation by Henry Selick, Coraline and the Secret World (2009). To do such interpretation, this research then uses authors such as Eva Heller (2013), Marcel Martin (2005), Linda Hutcheon (2013), David Bordwell and Kristin Thompson (2013) considering their influences in study in a simple, expository, and bibliographical way.
Keywords: Audiovisual; Adaptations; Coraline; Reinterpretation. |
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