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Análise do conhecimento de educadores físicos sobre traumatismos dentários nas escolas municipais de Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Castro, Monique de Lima
dc.date.accessioned 2024-06-25T12:19:29Z
dc.date.available 2024-06-25T12:19:29Z
dc.date.issued 2024-06-04
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31865
dc.description CASTRO, Monique de Lima. Análise do conhecimento de educadores físicos sobre traumatismos dentários nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Os educadores físicos podem estar diante de uma maior probabilidade de acidentes em práticas desportivas escolares, assim, o conhecimento e atitudes desses profissionais em relação aos traumatismos dentários se faz premente para preveni-los e ter uma conduta correta nessas situações de urgência. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de educadores físicos de escolas públicas sobre traumatismo dentário. Tratou-se de um estudo do tipo transversal e quantitativo. A amostra foi selecionada por meio de uma amostragem aleatória simples, sendo composta por 55 professores de educação física regularmente cadastrados nas escolas municipais de Campina Grande – Paraíba. Os participantes assinaram a um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida, responderam a um questionário estruturado contendo 13 questões objetivas, em que se obteve informações sociodemográficas e sobre o conhecimento, experiências e formas de prevenção acerca dos traumas dentais. A análise descritiva dos dados foi realizada para a apresentação das frequências absolutas e percentuais dos dados. Utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher quando as contagens esperadas eram inferiores a 5. A maioria dos entrevistados eram do sexo masculino (72,7%), com idade igual ou superior a 51 anos (50,9%), tendo entre 21 e 30 anos de formado (40%), especialistas (65,5%) e possuindo até 10 anos de experiência profissional (36,4%). Além disso, 69,1% dos educadores físicos afirmaram ter conhecimento sobre o trauma dentário, porém a maior parte classificou o grau de conhecimento como regular (55,3%) ou bom (34,2%) e afirmou nunca ter presenciado algum acidente com alunos envolvendo trauma dental (52,7%). Em relação aos protetores bucais, quase a totalidade da amostra reconhece a sua importância para proteção de traumas (98,2%), mas apenas 27,3% recomendam o seu uso. Concluiu-se que a melhoria da qualidade do grau de conhecimento seria fundamental para contribuir com o preparo dos educadores físicos, certificando que esses conhecimentos serão aplicados de maneira correta. Além disso, é necessário incentivar a recomendação do uso do protetor bucal aos alunos nas diversas práticas desportivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Katia Simone Alves dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Traumatismos dentários pt_BR
dc.subject Educação física e treinamento pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Protetores bucais pt_BR
dc.title Análise do conhecimento de educadores físicos sobre traumatismos dentários nas escolas municipais de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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