Resumo:
O objetivo do presente estudo é mapear os protocolos assistenciais utilizados em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A metodologia utilizada foi a revisão de escopo, realizada em 2024, em seis bases de dados. Este estudo se dispôs a cumprir todas às recomendações requisitadas pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), além de observar o preenchimento de todo o checklist do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), que visa auxiliar em revisões com este tipo de método utilizado. Em relação aos critérios de elegibilidade foram excluídas publicações que falem sobre adolescentes e adultos com autismo, estudos duplicados, e que citem outros transtornos mentais associados, dessa forma 7 artigos fizeram parte da amostra final. Nos resultados observou-se que os artigos encontrados foram de 2014 a 2022, tendo total prevalência na região do Brasil compondo o valor total da amostra. A grande maioria dos estudos foram do tipo coorte. Por fim, concluiu-se que os protocolos mapeados no presente estudo mostraram eficácia no tratamento assistencial da criança com TEA, e que em relação as estratégias utilizadas para a aplicação de cada um deles se mostraram também positivas. Ressaltando a necessidade de mais estudos sobre a temática na área da Enfermagem.
Descrição:
FERREIRA, Ellen Beatriz de Franca. Protocolos assistenciais para criança com transtorno do espectro autista: uma revisão de escopo. 2024. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.