UEPB - Repositório Digital

A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moreno, Vanessa Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-06-25T13:39:23Z
dc.date.available 2024-06-25T13:39:23Z
dc.date.issued 2024-06-11
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31874
dc.description MORENO, Vanessa Rodrigues. A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem a finalidade de trazer informações acerca da importância da família estar inserida no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista enfatizando os desafios e as possibilidades. A família, nesse contexto, é objeto principal, mesmo muita das vezes se ausentando da responsabilidade na Aprendizagem de seus filhos. Foi tido como objetivo principal expor maneiras que propiciem o desenvolvimento da criança autista no âmbito escolar tendo como objeto de apoio à família. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e explicativa. Constatamos que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, mais chances há da criança desenvolver na aprendizagem e socialização. Além disso, também foi possível observar que é importante que o corpo docente sempre se reitere e utilize metodologias e recursos lúdicos que proporcionem uma aprendizagem mais flexível e prazerosa para o estudante. Esse estudo está dividido da seguinte maneira: Introdução, Origem e antecedentes históricos do autismo, Diagnóstico e família, O processo de ensino e aprendizagem da criança autista no espaço escolar, A interação entre família, autismo e o processo de ensino e aprendizagem, A inclusão escolar com crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Metodologia, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações finais, Referências e Apêndice. Contamos com as contribuições dos seguintes autores: Cardoso; Freire (2022), Fernandes; Tomazelli; Girianelli (2020), Gaiato (2018), Gomes: Mendes (2010), Lima (2014), Klin (2006), Marfinati; Abrão (2014), Monte; Pinto (2015), Oliveira (2015), Silva (2016). A pesquisa demonstra que quando há a interação da família no processo de Ensino e Aprendizagem da criança autista, diversos avanços são constatados na interação social e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Criança autista pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.title A interação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança autista: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta