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O presente trabalho tem por finalidade analisar as concepções de linguagem de educandos de uma turma de 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Guarabira-PB, refletindo como a variação linguística é concebida no ambiente escolar e entender como é abordada nas aulas de Língua Portuguesa. Diante disso, buscamos identificar se os alunos atentam-se a variação linguística; compreender como os professores da rede pública de ensino de escolas situadas no interior do estado da Paraíba analisam a referida temática, e; então, refletir sobre a existência de variedades linguísticas. Como fundamentação teórica, o trabalho pauta-se nas discussões desenvolvidas por Travaglia (2006), que trata sobre as concepções de linguagem e como elas podem refletir na postura do profissional docente; Bagno (2015), que acrescenta sobre o preconceito linguístico e a mitologia do preconceito linguístico; Coelho et al. (2023), com enfoque na teoria da variação e estudos sociolinguísticos, entre outros. Além disso, foram revisitados documentos orientadores e normativos da educação nacional, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Sobre os aspectos metodológicos, a pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e caráter descritivo. Nesse sentido, foram realizados questionários direcionados a alunos e professores da rede pública de ensino de escolas situadas no interior do estado da Paraíba. Como resultado, constatou-se que os educandos, apesar de identificarem a variação linguística, expressam pouco conhecimento sobre a temática supracitada. Nessa direção, percebe-se através das respostas dos professores que existem limitações nos livros didáticos. Sendo assim, as escolas têm um sistema ainda frágil às práticas direcionadas aos estudos linguísticos, visto que desenvolver reflexões sobre o ensino da variação linguística e seus aspectos para o espaço escolar desperta grande importância para o reconhecimento e a valorização das variedades linguísticas. |
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