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A vida escolar de estudantes oriundos do campo é cercada de desafios que impactam a sua trajetória educacional. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral compreender os fatores determinantes que impactam o acesso à educação e a permanência dos estudantes provenientes de áreas rurais, especificamente das comunidades situadas em três localidades distintas no município de Belém-PB. A saber: Sítio Serraria, Sitio Tanques e Sítio Suspiro. Buscando responder ao seguinte questionamento: como ocorre o acesso e a permanência de estudantes do campo nas instituições de ensino? Nesse contexto, como aporte teórico para a fundamentação do tema em estudo, recorreu-se à contribuição de alguns autores/as, tais como: Caldart et al. (2012), Munarim (2008), Tedesco et al. (2008), Rodrigues et al. (2017), Melo e Pereira (2020), Andrade, Silva e Santos (2022), Martins (2020) e entre outros autores. Além disso, foram analisadas algumas legislações que apresentam contribuições sobre a temática em questão, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008, entre outras legislações. Ademais, a metodologia apresenta uma pesquisa de natureza quantitativa, através da qual os dados coletados foram quantificados para, posteriormente, serem analisados. Como instrumento de coleta dos dados foi realizada a aplicação de um questionário, com questões referentes ao deslocamento desses/as alunos/as e seu acesso à escola, especialmente, com relação ao transporte escolar. Os resultados obtidos na pesquisa apontam para uma realidade de acesso à escola contornada de desafios vivenciados pelos estudantes pesquisados. Com isso, conclui-se que é necessário avaliar todos os aspectos que perpassam a trajetória educacional dos estudantes provenientes do campo, a fim de identificar suas necessidades educacionais, buscando a efetivação das políticas públicas que assegurem o seu direito de acesso à educação e permanência na escola. |
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