Resumo:
Nesta pesquisa, investiga-se como a canção e a poesia “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa” (1973-1982), de Otacílio Batista e Zé Ramalho, reforçam estereótipos de gênero tradicionais na música popular brasileira. Com isso, adota-se uma abordagem interdisciplinar que compreende a análise da letra, melodia e simbolismo da música, valendo-se de fontes como bibliografias, documentos oficiais e entrevistas como sustentação. Para a fundamentação teórica, autores como: Hooks (2018), Candido (2006a; 2006b), Beauvoir (2016), Perrot (2007), Tinhorão (2010) e Koliver (2013) são utilizados, a fim de aprofundar a compreensão das questões de gênero na música e na poesia. O objetivo primordial deste estudo é realizar uma análise crítica das representações de gênero presentes na canção e poesia, com ênfase na construção da identidade e nas interações sociais, notadamente no âmbito da representação feminina. O escopo visa ampliar a compreensão da relação entre música, literatura e aspectos sociais, bem como desenvolver uma análise comparativa. Espera-se que esta pesquisa contribua para o enriquecimento do entendimento das representações de gênero na música popular brasileira e na poesia, instigando debates sobre as dinâmicas de poder na sociedade contemporânea. Deste modo, a pesquisa revela a evolução da representação feminina na literatura e na MPB, destacando a desconstrução de estereótipos e a promoção da autonomia feminina, refletindo transformações sociais e culturais ao longo do tempo. No entanto, enquanto a poesia de Batista mergulha em referências históricas e mitológicas, a canção de Ramalho concentra-se na idealização da mulher, exaltando sua autonomia e força.
Descrição:
SOARES, Fabiana de Sousa. Aspectos idiossincráticos de gênero em “mulher nova, bonita e carinhosa”, de Otacílio Batista e Zé Ramalho: uma análise comparativa. 2024. 69 р. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.