Resumo:
Muito já se discutiu acerca da Ditadura Civil-Militar brasileira, que ficou marcada na história do Brasil como um momento traumático, legando marcas dolorosas na memória daqueles que vivenciaram a opressão, tortura, censura e perseguições. Em contrapartida, ainda há muitas possibilidades de pesquisa, principalmente quando direcionamos nossos olhares para outros espaços além das grandes capitais de nosso país. Neste artigo, abordaremos a História e Memória da Escola Estadual de Cuité entre os anos 1977 e 1986, a partir da análise da atuação dos estudantes no Centro Cívico Escolar. A escola teve sua fundação durante o período da Ditadura Civil Militar, a problemática da pesquisa é compreender os impactos deste regime autoritário na educação, com o enfoque na Educação Moral e Cívica, utilizando como fontes as memórias de estudantes participantes do Centro Cívico Escolar e de um ex-diretor da Escola Estadual de Cuité, de modo a analisar as percepções dos sujeitos sobre a suas vivências durante o período, investigando como os mecanismos de controle ideológico e repressão penetraram os muros da instituição e como isso refletiu na realidade educacional do município. Abordando também um momento de repressão vivenciado pelo ex-diretor e por estudantes que estiveram envolvidos na divulgação de um jornal chamado “O Estopim”. Nossa pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, amparada na metodologia da História Oral.
Descrição:
SANTOS, E. F. História e memória estudantil da ditadura: análise dos centros cívicos na Escola Estadual de Cuité (1977- 1986). 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.