UEPB - Repositório Digital

Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lucas de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-06-27T18:34:48Z
dc.date.available 2024-06-27T18:34:48Z
dc.date.issued 2024-06-18
dc.identifier.other CCD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31935
dc.description Silva, Lucas de Oliveira. Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Perante os desafios que permeiam o âmbito escolar como: a precarização da estrutura física e ausência de materiais didáticos. As práticas de ensino tornam-se cada dia mais desafiadoras para o professor, especialmente para o de Geografia. Por isso, a presente pesquisa tem o propósito de apresentar e desenvolver possibilidades e potencialidades da música, enquanto linguagem didática, para um ensino e aprendizagem de Geografia de maneira mais significativa. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e livros que abordassem a relação entre Geografia e música na construção do aprendizado. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa de tipologia participativa através de intervenções geográficas musicais realizadas por meio do PIBID/FAPESQ/UEPB/Geografia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com os estudantes das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental (séries finais) e 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira – PB. As músicas abordadas foram: “Globalização (bobalização)” para a temática de globalização, “Xote Ecológico” para a de meio ambiente, “Realidade Urbana” para a de urbanização e “Lamento Sertanejo” para a de cidade/campo. Ademais, proporcionamos aos estudantes um espaço para expressarem suas opiniões através de uma nuvem de palavras, desenvolvida na plataforma Mentimeter. A partir disso, evidenciamos por fim os resultados positivos da construção do conhecimento geográfico por meio da música e suas potencialidades para o entendimento das questões geográficas inseridas nas dinâmicas e particularidades do espaço. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ramon Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem de geografia pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Linguagens didáticas pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.title Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta