Resumo:
Perante os desafios que permeiam o âmbito escolar como: a precarização da estrutura física e ausência de materiais didáticos. As práticas de ensino tornam-se cada dia mais desafiadoras para o professor, especialmente para o de Geografia. Por isso, a presente pesquisa tem o propósito de apresentar e desenvolver possibilidades e potencialidades da música, enquanto linguagem didática, para um ensino e aprendizagem de Geografia de maneira mais significativa. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e livros que abordassem a relação entre Geografia e música na construção do aprendizado. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa de tipologia participativa através de intervenções geográficas musicais realizadas por meio do PIBID/FAPESQ/UEPB/Geografia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com os estudantes das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental (séries finais) e 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira – PB. As músicas abordadas foram: “Globalização (bobalização)” para a temática de globalização, “Xote Ecológico” para a de meio ambiente, “Realidade Urbana” para a de urbanização e “Lamento Sertanejo” para a de cidade/campo. Ademais, proporcionamos aos estudantes um espaço para expressarem suas opiniões através de uma nuvem de palavras, desenvolvida na plataforma Mentimeter. A partir disso, evidenciamos por fim os resultados positivos da construção do conhecimento geográfico por meio da música e suas potencialidades para o entendimento das questões geográficas inseridas nas dinâmicas e particularidades do espaço.
Descrição:
Silva, Lucas de Oliveira. Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.