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O uso do aplicativo "Graphogame Brasil' no auxílio da alfabetização por meio da consciência fonológica

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dc.contributor.author Santos, José Willame Pinheiro dos
dc.date.accessioned 2024-06-28T18:23:02Z
dc.date.available 2024-06-28T18:23:02Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 372.412
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31960
dc.description SANTOS, José Willame Pinheiro dos. O uso do aplicativo "Graphogame Brasil" no auxílio da alfabetização por meio da consciência fonológica. 2024. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral tratar da utilização do jogo Graphogame Brasil como ferramenta pedagógica no auxílio da alfabetização através da consciência fonológica. Na metodologia, foi realizada uma abordagem qualitativa com base nos conceitos eferentes à aplicação do Graphogame Brasil e sua contribuição para o processo de alfabetização, bem como, também, foi feita uma abordagem de caráter Quantitativo, buscando, através de questionários, mensurar o nível de letramento e alfabetização das turmas usuárias do jogo comparando-as com as turmas que não utilizaram o Graphogame Brasil. Nesse cenário, ao explorar todos os níveis da consciência fonológica e auxiliar o professor em sala de aula, esse Software visa ampliar as opções de ferramentas lúdicas e eficazes tanto no âmbito escolar quanto no âmbito familiar. Isso posto, esse estudo se fundamenta em estudos de importantes estudiosos da área, a saber: Zorzi (2017), Lamprecht et al. (2012), Adams et al. (2006), Ferreiro e Teberosky (1999), Cortella (2014), Savage (2015), Brasil (2022), Soares (2023). Na metodologia, foi realizada uma abordagem qualitativa com base nos conceitos eferentes à aplicação do Graphogame Brasil e sua contribuição para o processo de alfabetização, bem como, também, foi feita uma abordagem de caráter Quantitativo, buscando, através de questionários, mensurar o nível de letramento e alfabetização das turmas usuárias do jogo comparando-as com as turmas que não utilizaram o Graphogame Brasil. No que diz respeito à relação de aquisição da consciência fonológica através da relação letra-som existente no Software, a estrutura sonora da língua é explorada em sala de aula, potencializando, assim, habilidades de reconhecimento das unidades que estruturam as palavras, ou seja, o aluno passará a refletir sobre a composição da palavra em diferentes níveis, mediante acompanhamento do professor(a) e assistente de alfabetização, que introduzirá a ferramenta conforme a necessidade de cada estudante, sendo aplicada pelo próprio Software uma avaliação ao final de cada nível dos elementos da consciência fonológica. Dessa forma, o discente que passa por esse processo deverá apresentar um nível aceitável de leitura, mostrando-se capaz de segmentar a palavra em seus níveis, portanto adquirindo a capacidade de manipular esses segmentos desde os mais simples aos mais complexos, possuindo sensibilidade às rimas de palavras, das unidades silábicas, segmentando-as em sílabas e suas unidades intrassilábicas, bem como em seu nível mais complexo, a manipulação dos fonemas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leônidas José da Silva Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fonologia pt_BR
dc.subject Consciência Fonológica pt_BR
dc.subject Ferramenta lúdica pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject GraphoGame Brasil pt_BR
dc.title O uso do aplicativo "Graphogame Brasil' no auxílio da alfabetização por meio da consciência fonológica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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