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Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube

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dc.contributor.author Medeiros, Gerleyne Raposo de Araújo
dc.date.accessioned 2024-06-28T20:06:15Z
dc.date.available 2024-06-28T20:06:15Z
dc.date.issued 2024-06-06
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31964
dc.description MEDEIROS, Gerleyne Raposo de Araújo. Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a postura de concurseiros frente ao ensino de regras gramaticais em canais do YouTube para fins de concurso público. Propõe inicialmente uma apresentação a respeito do preconceito linguístico, bem como refletir sobre sua presença no cotidiano, em sala de aula e também nas redes sociais, e por fim, discutir sobre as três concepções de linguagem que são fundamentais na compreensão do papel da linguagem na concepção humana. Para esse fim, como parte do processo metodológico, utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter descritivo, e na coleta de dados foram analisados comentários de alguns canais de concurseiros na plataforma do Youtube, a fim de identificar a forma que concebem a língua. Para a fundamentação teórica contamos com a contribuição de alguns autores, como Bagno (1999; 2007) e Antunes (2007) a respeito do preconceito linguístico. Além disso, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Bakhtin (2006) sobre as concepções de linguagens, dentre outros. Muitas pessoas, por não entenderem que a língua portuguesa é um sistema dinâmico e em constante transformação, e ao confundi-la com as regras fixas da gramática normativa, acabam mais propensas a desenvolver preconceitos linguísticos. Por isso, é fundamental reconhecer essa diferença para fomentar uma maneira de se relacionar com a linguagem que seja mais acolhedora e livre de discriminações. Os resultados do estudo evidenciaram que os comentários sobre as aulas de gramática para concurso, de forma geral, não distinguem língua e gramática, considerando que uma se esgota na outra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject YouTube pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.title Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube pt_BR
dc.type Other pt_BR


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