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A linguagem é concebida ao longo da história da humanidade de várias formas; logo, se formos ao encontro dos escritos que registram o passado e pensarmos nos dias atuais, veremos que a cada época surgem novos modos de conceber as práticas e ações de linguagem no meio social. Isto posto, o presente artigo, sob à luz das teorias da semântica e da pragmática, tem como objetivo geral a realização de uma análise de um reels de humor, publicado no perfil @Selmadenieta, na rede social Instagram, a fim de evidenciar as críticas sociais subentendidas compartilhadas por meio desse vídeo na plataforma supracitada. Sendo assim, o nosso estudo teve como sustentação teórica as ponderações de Ducrot (1987), Bakhtin (2016), Cançado (2005), Araújo (2007), Marcuschi (2007), Ferrarezi Júnior (2008), dentre outros estudiosos que desenvolvem suas pesquisas na linha dos estudos linguísticos. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa, de natureza básica, do tipo descritiva, por meio de uma análise que visa identificar os elementos linguísticos e extralinguísticos, elucidando os conteúdos implícitos e subentendidos presentes na fala do personagem do reels selecionado. Como resultados, foi possível constatar que, mesmo o vídeo sendo voltado para o humor, uma vez que o contexto de produção direciona para essa intenção comunicativa, o conteúdo temático escolhido pelo humorista, por sua vez, denuncia um problema social enfrentado pelos profissionais no âmbito da educação pública no Brasil. |
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