Resumo:
Introdução: No cenário educacional brasileiro, a necessidade de integrar teoria e
prática no ensino superior é cada vez mais evidente. Os métodos tradicionais,
baseados na transmissão unidirecional do conhecimento, têm se mostrado
insuficientes para atender às demandas contemporâneas. Nesse contexto, as
metodologias ativas despontam como estratégias pedagógicas promissoras, que
incentivam a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, partindo
de suas experiências prévias e promovendo a superação de desafios. Objetivos:
Diante desse panorama, este estudo teve como propósito o desenvolvimento de uma
abordagem inovadora no ensino da prótese parcial fixa (PPF) na Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB) através da elaboração de um guia prático de ensino, que
ofereça suporte aos alunos do curso de odontologia durante suas atividades laborais
práticas na disciplina pré-clínica. Metodologia: O guia prático foi elaborado contendo
o passo a passo detalhado das principais atividades desenvolvidas durante a
disciplina, enriquecido com imagens laboratoriais elucidativas e focando
especialmente em: exame clínico, preparos para prótese parcial fixa e confecção de
coroas provisórias, retentores intrarradiculares e núcleo de preenchimento. As
fotografias foram realizadas com o auxílio de uma câmera fotográfica (canon EOS
Rebel T5i, lente 18-55mm) e transferidas para um computador para o devido
tratamento. A confecção dos preparos dentais e coroas provisórias foi realizada por a
autora do trabalho, devidamente calibrada e supervisionada pelo professor do
componente curricular. Os materiais e instrumentais utilizados para confecção dos
trabalhos foram os mesmos solicitados pela unidade de ensino. Resultados: Obteve se um manual didático de suporte que servirá de auxílio educacional para estudantes
de odontologia de diversas instituições de ensino superior, capaz de fornecer
orientações claras e detalhadas sobre os procedimentos de PPF, contribuindo para a
melhoria do desempenho estudantil. Conclusão: O guia prático contribuirá
significativamente com o aprendizado e desempenho dos graduandos de odontologia,
tendo em vista as dificuldades encontradas pelos mesmos para a associação com o
ensino teórico/prático e no desenvolvimento de suas habilidades profissionais em
construção.
Descrição:
SILVA, Ellen Dandara Reis. Elaboração de guia de estudo prático em prótese parcial fixa como ferramenta didática de ensino. 2024. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.