UEPB - Repositório Digital

O trabalho pedagógico com os poemas a partir do livro de didático de Língua Portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Mayla Williany de Lima
dc.date.accessioned 2024-07-02T12:47:39Z
dc.date.available 2024-07-02T12:47:39Z
dc.date.issued 2024-06-13
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32018
dc.description OLIVEIRA, Mayla Williany de Lima. O Trabalho pedagógico com os poemas a partir do livro didático de Língua Portuguesa. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No contexto educacional, é fundamental promover a divulgação do texto literário, especialmente o estudo de poemas. O seu contato proporciona ao leitor(a) descobertas ricas e significativas para seu desenvolvimento profissional e humano, ajudando a interpretar o mundo ao seu redor e a se desenvolver de forma integral. No entanto, quando a literatura entra na escola, passa por um processo inevitável chamado escolarização. Para entender melhor esse fenômeno, partiu-se da seguinte pergunta: Como o livro didático aborda o estudo dos poemas destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Partindo dessa perspectiva, lançou-se como objetivo geral, analisar os poemas no livro didático de Língua Portuguesa do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formulou-se como objetivos específicos: a) discutir sobre a importância da leitura de poemas para o desenvolvimento integral do ser humano; b) refletir sobre a escolarização do texto literário, em específico, o estudo dos poemas; e c) analisar o trabalho pedagógico com os poemas, a partir do livro didático de Língua Portuguesa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e análise de conteúdo, utilizando o livro didático de Língua Portuguesa como principal fonte. Como aporte teórico utilizou-se autores e autoras que discutem a temática em questão, apresentando discussões e conceitos baseados em: Amarilha (1997), que destaca a ludicidade encontrada no texto poético. Colomer (2007), expande essa reflexão ao abordar a importância da literatura para o desenvolvimento cultural e humano. Pinheiro (2018), por sua vez, enfatiza que é necessário o planejamento para despertar o gosto pelo poema entre os educandos e que o mesmo desempenha função social significativa para o desenvolvimento humano; enquanto Silva (2016), explora os elementos envolvidos na escolarização dos textos literários. Da mesma forma, Soares (2011), discorre sobre as práticas de leituras adequadas e inadequadas em relação à literatura. Como resultados, verificamos avanços com o trabalho pedagógico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em que se tem mais poemas e exercícios direcionados à subjetividade do(a) leitor(a), possibilitando novas associações significativas, contribuindo para o pensamento crítico, consciente e o mais importante, o humano. Apesar de, em alguns direcionamentos, ainda presenciarmos uma escolarização inadequada em relação ao uso do poema pelo livro didático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Poema pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.title O trabalho pedagógico com os poemas a partir do livro de didático de Língua Portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta