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No contexto educacional, é fundamental promover a divulgação do texto literário,
especialmente o estudo de poemas. O seu contato proporciona ao leitor(a) descobertas ricas e
significativas para seu desenvolvimento profissional e humano, ajudando a interpretar o mundo
ao seu redor e a se desenvolver de forma integral. No entanto, quando a literatura entra na
escola, passa por um processo inevitável chamado escolarização. Para entender melhor esse
fenômeno, partiu-se da seguinte pergunta: Como o livro didático aborda o estudo dos poemas
destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Partindo dessa perspectiva, lançou-se
como objetivo geral, analisar os poemas no livro didático de Língua Portuguesa do 4º e 5º anos
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formulou-se como objetivos específicos: a) discutir
sobre a importância da leitura de poemas para o desenvolvimento integral do ser humano; b)
refletir sobre a escolarização do texto literário, em específico, o estudo dos poemas; e c) analisar
o trabalho pedagógico com os poemas, a partir do livro didático de Língua Portuguesa. Este
estudo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e análise de conteúdo, utilizando o
livro didático de Língua Portuguesa como principal fonte. Como aporte teórico utilizou-se
autores e autoras que discutem a temática em questão, apresentando discussões e conceitos
baseados em: Amarilha (1997), que destaca a ludicidade encontrada no texto poético. Colomer
(2007), expande essa reflexão ao abordar a importância da literatura para o desenvolvimento
cultural e humano. Pinheiro (2018), por sua vez, enfatiza que é necessário o planejamento para
despertar o gosto pelo poema entre os educandos e que o mesmo desempenha função social
significativa para o desenvolvimento humano; enquanto Silva (2016), explora os elementos
envolvidos na escolarização dos textos literários. Da mesma forma, Soares (2011), discorre
sobre as práticas de leituras adequadas e inadequadas em relação à literatura. Como resultados,
verificamos avanços com o trabalho pedagógico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em
que se tem mais poemas e exercícios direcionados à subjetividade do(a) leitor(a), possibilitando
novas associações significativas, contribuindo para o pensamento crítico, consciente e o mais
importante, o humano. Apesar de, em alguns direcionamentos, ainda presenciarmos uma
escolarização inadequada em relação ao uso do poema pelo livro didático. |
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