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As crianças e adolescentes, que perante o estado social são frágeis, muitas vezes utilizam a violência para se protegerem, caracterizando uma inadaptação social. Essa violência é apresentada principalmente nas escolas, portanto é necessária uma análise dos motivos da violência nas escolas públicas, por ser um assunto de relevância global. Neste aspecto, é objetivo desse trabalho, discorrer acerca dos fenômenos da violência exercida por jovens em quatro escolas públicas situadas nas diferentes zonas geográficas de Campina Grande – PB, investigando de que maneira a inadaptação social repercute em relação aos atos de violência, analisando suas causas, como também identificando o papel do professor na superação do problema e apontando os meio que devem ser utilizados pelas escolas para evitar os atos violentos. Dessa forma, o estudo foi realizado através de um levantamento exploratório, sobre o perfil da violência nas escolas da rede estadual de ensino, distribuídas nas quatro zonas geográficas de Campina Grande. O critério utilizado foi à amostragem estratificada, sendo escolhidas as turmas compostas por alunos de cada escola sorteada do 1º ano “A”, 2º ano “A” e 3º ano “A” do ensino médio do turno da manhã das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, Félix Araújo, Nenzinha Cunha Lima e Drº Elpídio de Almeida. O questionário utilizado foi do tipo fechado e abordou questões a respeito do perfil sócio cultural do corpo discente. Posteriormente ao levantamento, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Após a análise dos dados foi constatado que a família é o núcleo primordial da educação, podendo incentivar a violência através das ações de seus integrantes, coexistindo também a questão da desigualdade social que pode levar aos atos violentos. |
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