UEPB - Repositório Digital

O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Emiliano Ribeiro
dc.date.accessioned 2014-03-24T16:10:27Z
dc.date.available 2014-03-24T16:10:27Z
dc.date.issued 2014-03-24
dc.identifier.other CDD 371.782
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3202
dc.description Santos, E. R. O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract As crianças e adolescentes, que perante o estado social são frágeis, muitas vezes utilizam a violência para se protegerem, caracterizando uma inadaptação social. Essa violência é apresentada principalmente nas escolas, portanto é necessária uma análise dos motivos da violência nas escolas públicas, por ser um assunto de relevância global. Neste aspecto, é objetivo desse trabalho, discorrer acerca dos fenômenos da violência exercida por jovens em quatro escolas públicas situadas nas diferentes zonas geográficas de Campina Grande – PB, investigando de que maneira a inadaptação social repercute em relação aos atos de violência, analisando suas causas, como também identificando o papel do professor na superação do problema e apontando os meio que devem ser utilizados pelas escolas para evitar os atos violentos. Dessa forma, o estudo foi realizado através de um levantamento exploratório, sobre o perfil da violência nas escolas da rede estadual de ensino, distribuídas nas quatro zonas geográficas de Campina Grande. O critério utilizado foi à amostragem estratificada, sendo escolhidas as turmas compostas por alunos de cada escola sorteada do 1º ano “A”, 2º ano “A” e 3º ano “A” do ensino médio do turno da manhã das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, Félix Araújo, Nenzinha Cunha Lima e Drº Elpídio de Almeida. O questionário utilizado foi do tipo fechado e abordou questões a respeito do perfil sócio cultural do corpo discente. Posteriormente ao levantamento, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Após a análise dos dados foi constatado que a família é o núcleo primordial da educação, podendo incentivar a violência através das ações de seus integrantes, coexistindo também a questão da desigualdade social que pode levar aos atos violentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana d’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject inadaptação pt_BR
dc.subject Desigualdade social pt_BR
dc.title O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta