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Os livros didáticos de língua portuguesa são essenciais no processo de ensino e aprendizagem, desempenhando, assim, um papel importante para os professores no planejamento e execução das aulas. Das inúmeras atividades presentes nesse instrumento pedagógico, merecem atenção as que são projetadas para desenvolver habilidades de leitura, pois, a qualidade dessas atividades e as concepções de leitura que as orientam são fundamentais para um ensino de língua portuguesa eficaz. Concepções atuais, associadas a
uma perspectiva sociointeracionista da linguagem garantem que os alunos não apenas aprendam a língua, mas também se tornem leitores competentes, capazes de interpretar e interagir criticamente com os textos e o mundo ao seu redor. Dado o exposto, o objetivo geral é observar os processos de leitura presentes nas atividades do livro didático. E tem como objetivos específicos identificar os tipos de perguntas e os horizontes de compreensão preponderantes nas atividades analisadas e analisar quais as concepções de leitura foram
adotadas nas atividades do livro didático. A metodologia empregada é a pesquisa documental, que visa analisar qualitativamente as atividades do livro didático "Língua Portuguesa – Geração Alpha" do 9º ano do Ensino Fundamental II, PNLD (2020-2023), elaborado pelos autores Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirella Cleto. Teoricamente, o estudo se apoia nos estudos de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2006). Diante disso, os resultados obtidos apontam que embora as atividades possuam algumas marcas da perspectiva de ensino tradicional, ainda há uma presença predominante de uma concepção sociointeracionista, no desenvolvimento de habilidades leitoras contribuindo, assim, para a sua formação crítica. |
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