UEPB - Repositório Digital

A leitura no Ensino Fundamental II: uma análise dos tipos de pergunta e das concepções de leitura em atividades do livro didático "Língua portuguesa – Geração Alpha" do 9º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Fernanda Gabriely de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-07-02T23:42:40Z
dc.date.available 2024-07-02T23:42:40Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CCD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32031
dc.description ALVES, Fernanda Gabriely de Oliveira. A leitura no Ensino Fundamental II: uma análise dos tipos de pergunta e das concepções de leitura em atividades do livro didático "Língua portuguesa - Geração Alpha" 9º do ano. 2024. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Os livros didáticos de língua portuguesa são essenciais no processo de ensino e aprendizagem, desempenhando, assim, um papel importante para os professores no planejamento e execução das aulas. Das inúmeras atividades presentes nesse instrumento pedagógico, merecem atenção as que são projetadas para desenvolver habilidades de leitura, pois, a qualidade dessas atividades e as concepções de leitura que as orientam são fundamentais para um ensino de língua portuguesa eficaz. Concepções atuais, associadas a uma perspectiva sociointeracionista da linguagem garantem que os alunos não apenas aprendam a língua, mas também se tornem leitores competentes, capazes de interpretar e interagir criticamente com os textos e o mundo ao seu redor. Dado o exposto, o objetivo geral é observar os processos de leitura presentes nas atividades do livro didático. E tem como objetivos específicos identificar os tipos de perguntas e os horizontes de compreensão preponderantes nas atividades analisadas e analisar quais as concepções de leitura foram adotadas nas atividades do livro didático. A metodologia empregada é a pesquisa documental, que visa analisar qualitativamente as atividades do livro didático "Língua Portuguesa – Geração Alpha" do 9º ano do Ensino Fundamental II, PNLD (2020-2023), elaborado pelos autores Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirella Cleto. Teoricamente, o estudo se apoia nos estudos de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2006). Diante disso, os resultados obtidos apontam que embora as atividades possuam algumas marcas da perspectiva de ensino tradicional, ainda há uma presença predominante de uma concepção sociointeracionista, no desenvolvimento de habilidades leitoras contribuindo, assim, para a sua formação crítica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Concepções de leitura pt_BR
dc.title A leitura no Ensino Fundamental II: uma análise dos tipos de pergunta e das concepções de leitura em atividades do livro didático "Língua portuguesa – Geração Alpha" do 9º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta