dc.description.abstract |
Na atual classificação da gramática tradicional, as palavras denotativas são inseridas dentro da classe dos advérbios, no entanto, há uma divergência entre os gramáticos tradicionais, Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2011), a respeito da inserção desses termos dentro desta classe, pelo fato de elas não apresentarem as propriedades semânticas e sintáticas de um advérbio canônico, como por exemplo tomar por escopo um nome. Em contrapartida, linguistas contemporâneos, Azeredo (2014), Castilho (2010) e Neves (2018), efetuam a inclusão desses termos na classe dos advérbios e realizam uma reorganização nas classificações das gramáticas tradicionais. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar o comportamento semântico e sintático das palavras denotativas de inclusão e de exclusão em notícias do portal G1 de comunicação, a fim de compreender quais traços dos advérbios canônicos permanecem nas palavras denotativas de inclusão e de exclusão. Para isso, utilizaremos as perspectivas da gramática tradicional e da linguística. Além disso, nos propomos a averiguar, à luz da teoria funcionalista, cf. Ilari (2002 e 2014), as propriedades intrínsecas das palavras denotativas de inclusão e de exclusão e, partindo do pressuposto de que esses termos podem ter diversos escopos, nos objetivamos a averiguar os efeitos de sentidos que elas podem proporcionar no enunciado quando esse fenômeno acontece. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e os objetivos apresentam caráter descritivo e explicativo. A análise dos dados demonstrou que classificação tradicional é insuficiente para entendermos o comportamento dessas palavras e os estudos linguísticos apresentam traços incipientes sobre suas propriedades, as quais podem ser mais bem compreendidas, sobretudo semanticamente, a partir das teorias funcionalistas. Contudo, reconhecemos que os critérios e os estudos funcionalistas, apesar de demonstrarem ponderações pertinentes, ainda são ideias em construção e carecem tanto de atualizações, como também de aprofundamento teórico sobre o tema. |
pt_BR |