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Este estudo concentra-se na análise da variação linguística no livro didático, um material de
relevância no âmbito educacional que pode desempenhar um papel crucial no aprimoramento
da competência linguística tanto de alunos falantes quanto não falantes, e na luta contra o
preconceito linguístico, tanto dentro como fora da sala de aula. Nesse contexto, o objetivo geral
foi examinar como a variação linguística e o preconceito linguístico são abordados pelos livros
didáticos de algumas escolas do município de Sumé, Paraíba, especificamente nos seguintes
livros didáticos (LDs) de Língua Portuguesa do 6º ano: Convergências língua portuguesa, de
Daniela Passos (2018), adotado pela escola da rede privada; Língua portuguesa, de Lécio
Cordeiro (2018), adotado também por escola rede privada e Tecendo linguagens, de Tania
Amaral e Lucy Aparecida (2018), adotado pela escola da rede pública. Os objetivos específicos
foram entender como a abordagem da variação linguística está estruturada nos livros didáticos;
analisar como são desenvolvidas as atividades relacionadas à variação linguística nos livros
LDs do 6º ano; verificar como essas atividades contribuem para um estudo esclarecedor da
temática; e investigar como o preconceito linguístico é abordado nos LDs. A pesquisa adotou
uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental dos três livros didáticos
mencionados. Fundamenta-se teoricamente em Antunes (2007), Bagno (2000, 2006, 2007),
Bortoni-Ricardo (2004, 2014, 2005), BNCC (2018), Brasil (2017,1998) e Faraco (2008), que
discutem questões relacionadas à língua, variação linguística, preconceito linguístico e
utilização do livro didático, uma discussão voltada para concepções da Sociolinguística
educacional. A análise revelou que o livro convergências língua portuguesa apresenta uma
estruturação mais abrangente e oferece atividades variadas para explorar a variação linguística.
Por outro lado, o livro língua portuguesa aborda de maneira mais direta o preconceito
linguístico, embora com menos profundidade em termos de atividades específicas. Já o livro
tecendo linguagens demonstra uma abordagem limitada tanto da variação quanto do
preconceito linguístico, com poucas atividades relacionadas a esses temas.
Palavras-Chave: Livro Didático; Variação Linguística; Preconceito Linguístico; Ensino de
Língua Portuguesa. |
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