Resumo:
Observou-se como as mídias audiovisuais influenciam positivamente na formação de alunos durante a sua formação inicial enquanto professores de matemática na Universidade Estadual da Paraíba/Campus Patos-PB, seja como entretenimento com intuito pedagógico, seja como informativo/didática, seja puramente informal. Neste recorte utilizou-se de filmes exemplos para discutir sobre o alcance que eles possuem no cerne da construção profissional.Concomitantemente, foi analisado o impacto dos filmes “Pato Donald no País da Matemágica” e “O Jogo da Imitação” no ensino da matemática, nas ideias e na relação Arte x Matemática. Para tanto, notou-se como as mídias audiovisuais podem entusiasmar um aluno na construção de conceitos. Nesse contexto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, que apontou pontos positivos e negativos do que se refere a utilidade das mídias audiovisuais no ensino da matemática. Tais evidencias científicas foram contextualizadas a partir de um questionário online onde os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB posicionaram-se diante do uso das mídias audiovisuais para o aprendizado como proposta pedagógica. Concluiu-se que as mídias possuem benefícios importantes e podem ser um recurso potencializador no sentido da complementariedade contextual dos conteúdos curriculares.
Descrição:
LIMA, Victor Dantas. Utilização de mídias audiovisuais no Ensino de Matemática: o cinema na percepção de licenciandos(as) em Matemática do CCEA/UEPB. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024