Resumo:
O presente relatório descreve atividades realizadas no componente Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB, durante o ano de 2010. O estágio foi desenvolvido em dois momentos concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico referentes à prática de ensino e ao estágio supervisionado e, o segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola-campo de estágio. Nas atividades realizadas na escola-campo de estágio, buscou-se diagnosticar o ambiente de ensino, a prática docente do professor supervisor e o perfil da turma observada e, em seguida, realizou-se a regência. A proposta de estágio desenvolvida procurou destacar a importância dos instrumentos de coleta e análise de dados referentes ao espaço escolar, a exemplo da aplicação de questionários e do enfoque na metodologia de categorização para a sua análise. Esse procedimento fornece informações valiosas para a elaboração de projetos de intervenção na realidade escolar. O desenvolvimento da proposta buscou repensar a própria prática de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia e, apesar dos percalços em sua execução, oferece sugestões para a sua melhoria. As discussões buscam repensar a concepção do estágio supervisionado pautada em etapas de observação e regência sem a preocupação com instrumentos de pesquisa. Dessa forma, as reflexões apontam para a necessidade da formação do professor-pesquisador e reflexivo de sua prática.
Descrição:
Oliveira, J. de A. A importância do diagnóstico escolar e do pensamento por conceito: um estudo da turma 2ºB (manhã) da EEEM Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB, 2010. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.