Resumo:
Defendemos nesse trabalho a possibilidade de termos um novo olhar para a história, defendemos uma “história vista a partir de baixo”. Aqui, escrevemos a partir de depoimentos orais e com base na visão do próprio personagem principal dos fatos. Mais que procurar uma única verdade, procuramos uma versão da verdade.
A presente obra trata do artista popular (compositor e interprete musical) João Benedito Marques, mais conhecido como Benedito do Rojão. Como singular, nosso objeto de pesquisa é também a fonte primordial de informações, e ainda por cima continua fisicamente vivo.
Nosso processo de pesquisa e produção de uma narrativa não se centrou, ou teve como objetivos, apenas o estudo da figura ilustre já citada. Não nos restringimos a estudar sua vida, sua relação com a música, família, polêmicas envolvendo músicas escritas por ele e gravadas por outros interpretes, sem que estes tenham lhe dado os devidos créditos, como Jackson do Pandeiro e Rossil Cavalcante.
Procuramos acima de tudo, fazer a defesa teórica de uma história das camadas populares. Uma história na qual essa parcela da população menos favorecida economicamente seja o foco principal da investigação. Construímos uma história da circulação dos elementos culturais oriundos desses setores sociais, que conseguem penetrar nos meios institucionais e socio-economicamente privilegiados.
Descrição:
Oliveira, H. de A. Benedito do Rojão: por uma história de vida. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.