dc.contributor.author |
Revoredo, Hugo Freire Martins |
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dc.date.accessioned |
2024-07-04T15:57:00Z |
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dc.date.available |
2024-07-04T15:57:00Z |
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dc.date.issued |
2024-06-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 379.2 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32083 |
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dc.description |
REVOREDO, Hugo Freire Martins. Administração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminar. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo reflete sobre a contribuição da Administração Pública para a Educação. Tem como intuito discutir o nível de conhecimento e o preparo dos gestores educacionais em relação aos processos de aquisição de bens e serviços no âmbito da administração pública municipal. Quanto aos objetivos específicos, tem-se: a) Mapear as mudanças ocorridas nos processos de aquisição de bens e serviços pelo poder público municipal; b) Identificar os avanços e as melhorias no sistema educacional a partir da atuação dos gestores escolares; c) Identificar os limites encontrados pelos gestores municipais na execução dos processos de aquisição de bens e serviços; d) Construir uma compreensão acerca do financiamento da educação, aprimorando a compreensão sobre as ferramentas de gestão e transparência na administração pública. Nesse viés a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Qual o conhecimento dos(as) gestores(as) escolares acerca dos processos de aquisição de bens e serviços pela educação pública municipal? A metodologia utilizada se pautou em um estudo descritivo, através de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em: Mello (2009), Wastowski (2022), Abrucio (2018), Pereira (2010), Medeiros (2013), Matias (2010), Pinto (2008), entre outros. O estudo apresentou a relação entre a administração pública e o sistema educacional, por meio de entrevistas qualitativas com gestores escolares, buscando compreender os desafios, oportunidades e áreas de melhoria na gestão pública da educação. Os resultados destacam a necessidade de uma gestão eficiente e estratégica, a aplicação de investimentos contínuos em formação profissional e na infraestrutura escolar, bem como a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo e da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas educacionais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Verônica Pessôa da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão |
pt_BR |
dc.subject |
Princípios constitucionais |
pt_BR |
dc.subject |
Administração pública |
pt_BR |
dc.title |
Administração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |