Resumo:
O presente estudo trata da Educação de Jovens e Adultos - EJA, como modalidade da Educação Básica e campo de investigação. Os estudos sobre a EJA vêm aumentando, notadamente nos últimos tempos, evidenciando, entre as muitas questões, a necessidade de qualificação para o mercado de trabalho e a melhoria nos índices de permanência na escola. Tem como objetivo geral, refletir sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, tendo como referência uma experiência desenvolvida no campo da Educação de Jovens e Adultos, no contexto de uma escola pública paraibana na cidade de Mari-PB. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Mapear os estudos e pesquisas sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, b) Compreender os conceitos de autoestima e aprendizagem no contexto da EJA e a relação entre esses dois conceitos fundamentais no estudo e c) Apontar caminhos e reflexões que contribuam para o fortalecimento da autoestima dos/as estudantes da EJA, favorecendo os processos de aprendizagem ao longo da vida. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e da realização de entrevistas semiestruturadas direcionada às mulheres estudantes da EJA. Para tanto, instituímos diálogos com autores e autoras como: Brandão (1991), Brasil (2000), Freire (2006 e 1997), Rogers (1977), entre outros. Os resultados obtidos ressaltam a importância do fortalecimento da autoestima como elemento contribuinte para os processos de aprendizagem ao longo da vida de pessoas jovens e adultas matriculadas na EJA.
Descrição:
NASCIMENTO, Liliane dos Santos. Mulher, autoestima e aprendizagem: diálogos na educação de jovens e adultos. 2024. 58f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.