Resumo:
Aos nos referimos ao ensino de gramática logo somos levados a pensar em como as classes de palavras estão sendo abordadas em sala de aula, como também a utilização do livro didático para o ensino. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo compreender a abordagem da classe gramatical dos advérbios em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II, tomando como base autores como Antunes (2003), Castilho (2014), Cegalla (2008), Gorski e Freitag (2007), Possenti (2011), Travaglia (2002), dentre outros que tratam do tema. A metodologia utilizada para a pesquisa possui caráter qualitativo, documental e interpretativo, por trazer informações contidas nos livros didáticos estudados e ter como suporte pesquisas bibliográficas. Dentre os LD estudados, dois volumes foram analisados de maneira detalhada, os livros do 7º e 8º anos da coleção Tecendo Linguagens, das autoras Oliveira e Araújo, publicados pela editora IBEP no ano de 2018. Ao realizar a análise dos LD, pôde-se constatar que mesmo com todos os estudos que enfatizam a importância de uma prática docente voltada para o ensino que leve o aluno a refletir, ainda se faz muito presente o ensino de regras e normas trazidas pela gramática normativa, assim sendo reforçado o ensino metalinguístico.
Descrição:
SILVA. Adeilza Soares da. Considerações sobre o ensino dos advérbios no livro didático de língua portuguesa. uma abordagem no fundamental II. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.