UEPB - Repositório Digital

Inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica da educação infantil: desafios e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Juliana da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-04T19:02:51Z
dc.date.available 2024-07-04T19:02:51Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 371.344
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32095
dc.description MARINHO, Juliana da Silva. Inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica da educação infantil: desafios e perspectivas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A sociedade contemporânea caracteriza-se por uma rápida evolução tecnológica e uma crescente digitalização das atividades humanas, onde as crianças desde muito cedo entram em contato com os dispositivos digitais e as novas formas de comunicação e construção de conhecimento. Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica da Educação Infantil. Para tanto, foram definidos objetivos específicos que incluem: caracterizar como as TDICs estão sendo inseridas na prática pedagógica da Educação Infantil; investigar a compreensão dos docentes quanto às TICs e sua mobilização na prática pedagógica; refletir sobre o papel das tecnologias na prática pedagógica docente e na Educação Infantil; e investigar estratégias envolvendo as TDICs no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, utilizando um questionário com perguntas abertas digitalizadas no Word e aplicadas via internet através do WhatsApp com professoras de turmas de Educação Infantil. Os resultados indicam que, embora haja um reconhecimento crescente da importância das TDICs na Educação Infantil, ainda existem desafios significativos na sua implementação, incluindo a necessidade de formação continuada dos professores e a superação de barreiras infraestruturais. Este estudo contribui para a compreensão do papel das tecnologias digitais na educação e apresenta investigações para a sua efetiva integração na prática pedagógica e espera-se contribuir para a promoção de um ensino mais interativo e a construção de aprendizagens mais significativa, uma vez que as tecnologias digitais façam parte da cultura cotidiana dos discentes e podem ser consideradas como uma cultura de acesso social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Tecnologias na educação pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica da educação infantil: desafios e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta