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De subjugada À Khaleesi: a trajetória de Daenerys Targaryan no livro “A Guerra Dos Tronos”, de George R. R. Martin

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dc.contributor.author Ferreira, Carlos Eduardo de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-07-04T20:04:43Z
dc.date.available 2024-07-04T20:04:43Z
dc.date.issued 2024-06-18
dc.identifier.other CDD 810
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32103
dc.description FERREIRA, Carlos Eduardo de Oliveira. De subjugada À Khaleesi: a trajetória de Daenerys Targaryan no livro “A Guerra Dos Tronos”, de George R. R. Martin. 2024. 82f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo da história a representação feminina tem sido apresentada, socialmente, por um olhar androcêntrico e subjugador, e isso não ocorre de forma diferente dentro da literatura, que retrata, por muitas vezes, as personagens femininas por esse viés. George R. R, Martin, em seu livro, A Guerra dos Tronos (Martin, 2010), faz o contrário ao nos apresentar Daenerys Targaryan, uma princesa legítima de um trono usurpado, que apesar no início da obra nunca ter se visto como detentora de poder, ao fim se encontra em uma condição de autoridade. Sendo assim, esse trabalho busca analisar a trajetória percorrida pela protagonista durante toda a narrativa do livro, para conseguir compreender em que momentos o empoderamento passa a surgir e tomar conta de sua consciência, causando nela uma emancipação pessoal que a faz superar as situações de subjugação que a dominam. Por isso, essa pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo tem como justificativa a necessidade de se evidenciar, cada vez mais, personagens femininas que rompam com os padrões da sociedade patriarcal. Para isso, alicerçamos esta pesquisa com os estudos de Beauvoir (1967-1970), Sardenberg (2006), Pinto (2010), Garcia (2011), Bourdieu (2012), Spivak (2014), Hooks (2018), Freitas (2020) e Nielson e Castro (2020) para versar sobre o polo temático dos estudos sociais femininos; ao mesmo passo que utilizamos de Alves (2002), Brandão (2006), Schewantes (2006), Jacome e Pagoto (2009), Rossini (2016), Acosta (2019), Jung (2020) e Freitas (2020), em relação aos estudos de literatura, literatura feminina e representação feminina; e ainda Friedman (2002), Bragança (2015), Correa (2016), Oliveira e Rodrigues (2017), Muller e Schjmidt (2018), Montoya e Ortegón (2021), e Carvalho (2023), para abordar o autor, interpretar o mundo construído por ele e sua representação do feminino; e, enfim, Chavelier e Gheerbrant (2015), como forma de tratar das possíveis simbologias encontradas durante a jornada da personagem; dentre outros. Enfim, verificamos que a personagem passa por três momentos em sua trajetória: o primeiro onde é subjugada pelas figuras do irmão e do marido; o segundo, quando passa por um processo de emancipação, superando a dominação paternal do irmão e ascendendo socialmente como uma esposa-mãe, que utiliza da influência de seus pares masculinos para adquirir autoridade; e o terceiro, em que adquiri poder, porém dessa vez, próprio, emanado de si mesma, alcançando assim o empoderamento, como mulher e como um indivíduo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres de Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Representação feminina pt_BR
dc.subject Subjugação e empoderamento pt_BR
dc.subject Daenerys Targaryan. pt_BR
dc.title De subjugada À Khaleesi: a trajetória de Daenerys Targaryan no livro “A Guerra Dos Tronos”, de George R. R. Martin pt_BR
dc.type Other pt_BR


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