dc.description.abstract |
A poesia na sala de aula no processo de formação de leitores é um gênero textual literário que muito pode contribuir para o desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo dos alunos. Nesse sentido, o texto literário, quando utilizado no contexto das aulas de literatura, associado ao propósito de trabalhar o letramento literário, proporciona um processo de ensino e aprendizagem significativo e enriquecedor. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar e adaptar o método da sequência básica, para a elaboração de uma proposta de abordagem, mediante o uso de antologias de poemas, com o intuito de nortear a leitura de poesias nas aulas de Literatura, da 1ª série do ensino médio. Destarte, para a elaboração dessa proposta pedagógica, nosso estudo centrou-se na perspectiva teórica de Cosson (2009) e nas perspectivas de Sorrenti (2009), Solé (2015) e Pinheiro (2018), referentes ao letramento, a leitura e a poesia no contexto escolar. Os nossos resultados apontam para a importância da leitura de poesia na escola e a sinalização de que o espaço para trabalhá-la ainda é pouco no que tange a realidade das salas de aula brasileiras. Também observamos que grande parte dos docentes tem centrado suas práticas de ensino no campo da gramática. Tais fenômenos facultam em dificuldades, por parte dos alunos, a lerem e compreenderem os sentidos que esses textos expressam e trazem para eles, visto que as explorações costumam ser voltadas para normas gramaticais. Outro fator obtido nessa pesquisa é a necessidade da demanda de planejamentos e estratégias que permitam que o ensino de leitura literária ocorra de forma propícia, para isso, pensamos em uma sequência de aulas que contribua para que o docente possa conduzir o processo de letramento literário mediante a sequência básica. Portanto, nossa proposta insere-se como sendo possível de ser levada e executada em sala de aula, podendo ser implementada nas escolas para trabalhar o letramento mediante antologias de poesia, proporcionando aos alunos, tais benefícios: autonomia, compreensão, construção de diálogos e posicionamentos diante de leituras. |
pt_BR |