UEPB - Repositório Digital

O texto poético na sala de aula e o letramento literário: uma proposta de abordagem para o ensino de poesia a partir da sequência básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Maria Eduarda da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-05T11:13:31Z
dc.date.available 2024-07-05T11:13:31Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32109
dc.description SOUSA, Maria Eduarda da Silva. O texto poético na sala de aula e o letramento literário: uma proposta de abordagem para o ensino de poesia a partir da sequência básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A poesia na sala de aula no processo de formação de leitores é um gênero textual literário que muito pode contribuir para o desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo dos alunos. Nesse sentido, o texto literário, quando utilizado no contexto das aulas de literatura, associado ao propósito de trabalhar o letramento literário, proporciona um processo de ensino e aprendizagem significativo e enriquecedor. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar e adaptar o método da sequência básica, para a elaboração de uma proposta de abordagem, mediante o uso de antologias de poemas, com o intuito de nortear a leitura de poesias nas aulas de Literatura, da 1ª série do ensino médio. Destarte, para a elaboração dessa proposta pedagógica, nosso estudo centrou-se na perspectiva teórica de Cosson (2009) e nas perspectivas de Sorrenti (2009), Solé (2015) e Pinheiro (2018), referentes ao letramento, a leitura e a poesia no contexto escolar. Os nossos resultados apontam para a importância da leitura de poesia na escola e a sinalização de que o espaço para trabalhá-la ainda é pouco no que tange a realidade das salas de aula brasileiras. Também observamos que grande parte dos docentes tem centrado suas práticas de ensino no campo da gramática. Tais fenômenos facultam em dificuldades, por parte dos alunos, a lerem e compreenderem os sentidos que esses textos expressam e trazem para eles, visto que as explorações costumam ser voltadas para normas gramaticais. Outro fator obtido nessa pesquisa é a necessidade da demanda de planejamentos e estratégias que permitam que o ensino de leitura literária ocorra de forma propícia, para isso, pensamos em uma sequência de aulas que contribua para que o docente possa conduzir o processo de letramento literário mediante a sequência básica. Portanto, nossa proposta insere-se como sendo possível de ser levada e executada em sala de aula, podendo ser implementada nas escolas para trabalhar o letramento mediante antologias de poesia, proporcionando aos alunos, tais benefícios: autonomia, compreensão, construção de diálogos e posicionamentos diante de leituras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jeferson Silva da Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ensino pt_BR
dc.subject letramento literário pt_BR
dc.subject poesia pt_BR
dc.subject sequência básica pt_BR
dc.title O texto poético na sala de aula e o letramento literário: uma proposta de abordagem para o ensino de poesia a partir da sequência básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta