UEPB - Repositório Digital

Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lidiana Freire da
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:21:35Z
dc.date.available 2024-07-05T14:21:35Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32127
dc.description SILVA, L. F. da. Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas relacionadas à Educação Ambiental (EA) dos professores de geografia nas escolas estaduais de ensino médio em Remígio, PB. Desenvolvida nas escolas Dr. Cunha Lima e ECIT José Bronzeado Sobrinho, esta pesquisa possui natureza Quali-quantitativa, apoia-se na pesquisa-ação e faz uso do método fenomenológico. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados a aplicação de questionários para os estudantes e de entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores pedagógicos e docentes de geografia. Os resultados alcançados mostram que os estudantes possuem pouco conhecimento acerca da EA no ensino de geografia, fato que motivou, durante o período de estágio supervisionado dedicado à regência, o desenvolvimento de práticas que possibilitassem o incentivo à EA junto aos estudantes. As ações ocorreram nos 1° anos “B” Matutino e “F” Noturno, na escola Dr. Cunha Lima. A partir dos dados foi possível verificar que alguns docentes têm conhecimento sobre a BNCC e DCNEA outros não, que eles consideram importantes as abordagens da EA na disciplina de geografia e que acreditam que devam incentivar e refletir mais acerca das questões ambientais. Ademais, os sujeitos entrevistados complementaram suas falas afirmando que os alunos não têm interesse na disciplina quando não se trata da realidade deles e que tecem críticas importantes ao Novo Ensino Médio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.title Abordagens geográficas e a perspectiva da educação ambiental: uma análise da realidade de escolas da rede estadual em Remígio, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta