Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso é fruto do componente curricular Estágio Su-pervisionado III, em que foram trabalhados assuntos que envolvem a cidadania e protagonismo juvenil com os estudantes do 2º ano V de Administração, nível Médio e Técnico, integrado na ECIT Dr. Elpídio de Almeida na cidade de Campina Grande - PB. Para fazer a descrição desse processo foi utilizada a observação participante e o uso de diário de campo. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre as práticas educativas no Ensino de Sociologia, partindo do Componente Curricular Estágio III, que realizou-se a partir do projeto de intervenção mediado por sequências didáticas sobre a temática “Cidadania e protagonismo juvenil no século XXI”. Através dos resultados obtidos na observação participante, destacamos que o uso da produção de charges no Ensino de Sociologia tornou possível estimular o pensamento crítico dos estudantes e promover um maior interesse pela Sociologia de forma dinâmica, que não se limitou a apenas atividades em sala de aula, mas também na formação de cidadãos e jovens ativos e conscientes.
Descrição:
DANTAS, R. B. Ensino de sociologia e o estágio supervisionado: reflexões sobre uma intervenção pedagógica com a produção de charges pelos estudantes na ECIT. Dr. Elpídio de Almeida. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.