Resumo:
O presente artigo tem por objetivo acender a importância do letramento no processo de aquisição da língua estrangeira, tendo em vista que o cenário do ensino de linguas se limita em maior parte nos aspectos gramaticais, ao focar nesses aspectos não é possível contemplar as questões culturais da língua alvo e consequentemente defasando a formação do aluno. Essa pesquisa, portanto, tem por objetivo nos fazer refletir sobre a importância do letramento no ensino de inglês através da abordagem comunicativa intercultural, para que seja possível abordar as questões culturais da língua, no mais, também visamos considerar os conhecimentos prévios dos alunos e a formação cultural dos mesmos através do conceito de endoculturação, para os conceitos da abordagem comunicativa intercultural utilizamos Oliveira (2014), para a conceituação de letramento utilizamos Soares (2010) e em relação ao conceito de endoculturação nos embasamos em Mello (1982). Portanto, mediante as reflexões discutidas ao longo do artigo, elaboramos orientações pedagógicas que contemplassem as questões culturais no ensino de inglês, para que os alunos desenvolvessem o letramento em língua inglesa através da abordagem comunicativa intercultural.
Descrição:
SILVA, Janielson Nunes da. O letramento em língua inglesa através da abordagem comunicativa intercultural na aquisição da língua estrangeira. 2024. 25F. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.