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A leitura no contexto da educação infantil consiste em colaborar para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança. Nesta perspectiva, esta pesquisa buscou retratar sobre a importância da inserção de alunos autistas no âmbito da leitura, como forma de contribuir para fatores inclusivos no ambiente escolar e aspectos desenvolvimentistas no indivíduo com TEA. Com isso, tem-se como objetivo geral abordar sobre a significância de trabalhar a leitura com crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como incluí-las no contexto literário na educação infantil. A presente pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo. Em relação à fundamentação teórica, foram utilizados estudos como os de Cunha (2012) e Cruz (2014) sobre o ambiente de ensino e as práticas pedagógicas a serem utilizadas para a inserção do aluno autista no contexto de ensino; Gomes (2015), em relação ao ensino de leitura; Associação Psiquiátrica Americana - APA (2014), Peetersen (1998), Aarons e Gittens (1992), no que concebe um melhor entendimento sobre o autismo; Gaiato e Teixeira (2018) e Gaiato (2018), no que diz respeito a comportamentos e características da pessoa com TEA; Abramovich (2009), Cunha (1987) e Zilberman (2003), sobre a importância da literatura infantil para a criança e a sua significância na educação infantil; Cristófano (2010) sobre a significância da literatura infantil no processo de inclusão; Vygotsky (1991;2014), que discorre sobre as teorias do desenvolvimento infantil; além dos documentos que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - PNEE (Brasil, 2008), dentre outros. Portanto, esses aspectos serviram para observar a significância da temática e, principalmente, enfatizar o ensino de leitura para as referidas crianças como fonte de criação do protagonismo do indivíduo e da socialização inclusiva do ambiente em que está inserido. |
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