UEPB - Repositório Digital

Percepções dos bolsistas sobre o Programa Residência Pedagógica no curso de letras português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Dandara da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-05T17:34:54Z
dc.date.available 2024-07-05T17:34:54Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32149
dc.description LEITE, Dandara. Percepções dos bolsistas sobre o programa residência pedagógica no curso de letras português. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos bolsistas sobre a experiência como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) nas edições de 2018 e 2020 nas escolas José Leite de Sousa e na escola Municipal Bento Tenório. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa de cunho descritivo-interpretativista. Para tanto, aplicamos um questionário via e-mail com 04 (quatro) bolsistas do programa para coleta dos dados que compõem o nosso corpus. A partir das respostas obtidas, apresentamos a visão dos participantes referente às experiências durante o tempo que estiveram inseridos no PRP. Para nortear teoricamente este trabalho, nos alicerçamos nas discussões de Poladian (2014), Pimenta, (1994), Nóvoa (2009) dentre outros, que discutem sobre educação e formação de professores. Os resultados revelaram o importante papel que o PRP tem na formação profissional e pessoal dos alunos bolsistas, a partir das experiências vivenciadas no contexto da prática em sala de aula. Isto é, os bolsistas do PRP conseguem se enxergar como um mediador atuante entre “o conhecimento e o aluno” e não como um simples observador da prática de outrem. Nesse sentido, o programa PRP tem possibilitado a formação de professores autônomos, que a partir das vivências em sala de aula, têm se reinventado, refletido sua prática, e conseguido interagir com o alunado, sendo assim, significativo no processo de aprendizagem e na construção identitária profissional dos licenciandos.  pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Me. Rodolfo Dantas Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa residência pedagógica (PRP) pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Percepções dos bolsistas sobre o Programa Residência Pedagógica no curso de letras português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta