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O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos bolsistas sobre a experiência como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) nas edições de 2018 e 2020 nas escolas José Leite de Sousa e na escola Municipal Bento Tenório. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa de cunho descritivo-interpretativista. Para tanto, aplicamos um questionário via e-mail com 04 (quatro) bolsistas do programa para coleta dos dados que compõem o nosso corpus. A partir das respostas obtidas, apresentamos a visão dos participantes referente às experiências durante o tempo que estiveram inseridos no PRP. Para nortear teoricamente este trabalho, nos alicerçamos nas discussões de Poladian (2014), Pimenta, (1994), Nóvoa (2009) dentre outros, que discutem sobre educação e formação de professores. Os resultados revelaram o importante papel que o PRP tem na formação profissional e pessoal dos alunos bolsistas, a partir das experiências vivenciadas no contexto da prática em sala de aula. Isto é, os bolsistas do PRP conseguem se enxergar como um mediador atuante entre “o conhecimento e o aluno” e não como um simples observador da prática de outrem. Nesse sentido, o programa PRP tem possibilitado a formação de professores autônomos, que a partir das vivências em sala de aula, têm se reinventado, refletido sua prática, e conseguido interagir com o alunado, sendo assim, significativo no processo de aprendizagem e na construção identitária profissional dos licenciandos. |
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