Resumo:
Este estudo, de natureza quanti-qualitativa, investiga os fatores de textualidade nas produÁıes
textuais de alunos dos (8º) oitavos e (9º) nonos anos do Centro de Ensino Fundamental Luzia
Maia, com base nas metarregras de Charolles. O objetivo geral È analisar a presenÁa e o impacto
desses fatores nos textos dos alunos. Os objetivos especÌficos incluem disponibilizar aos alunos
informaÁıes sobre os fatores de textualidade, verificar a utilizaÁ„o desses fatores e analisar sua
aplicaÁ„o nas produÁıes textuais. Foram coletados 20 textos, dos quais 6 foram analisados
detalhadamente. A metodologia dedutiva examinou aspectos como coes„o, coerÍncia,
intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade, com
referÍncias teÛricas de autores como Charolles (1997), Beaugrande e Dressler (1981) e Antunes
(2005, 2014). Os resultados mostraram avanÁos significativos na coes„o e coerÍncia textual,
destacando a import‚ncia de integrar sistematicamente esses fatores no currÌculo escolar. A
conclus„o reforÁa a necessidade de pr·ticas pedagÛgicas eficientes para o aprimoramento das
habilidades de escrita e a competÍncia comunicativa dos alunos.
Descrição:
SALES, Joserlândia Pereira da Silva. Fatores de textualidade e metarregras em produções de
alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental anos finais. 2024. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2024.