UEPB - Repositório Digital

A construção da identidade docente do egresso do curso de pedagogia: o papel do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Milene Aparecida Silva
dc.date.accessioned 2024-07-06T00:03:32Z
dc.date.available 2024-07-06T00:03:32Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32168
dc.description SOUZA, Milene Aparecida Silva. A construção da identidade docente do egresso do curso de pedagogia: o papel do estágio supervisionado. 2024. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado compreende a teoria e prática impulsionando o primeiro contato com o exercício da docência, promovendo a reflexãobsobre a prática pedagógica da escola e a prática docente do professor. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral analisar o papel do estágio supervisionado na construção da identidade docente de professores recém egressos do curso de Pedagogia. Esse objetivo foi subdividido nos seguintes objetivos específicos: analisar as percepções dos professores recém egressos do curso de Pedagogia sobre o estágio supervisionado; identificar como o estágio supervisionado pode contribuir com a construção da identidade docente de professores recém egressos do curso de Pedagogia. Para atender a esses objetivos, esta pesquisa se vinculou a perspectivas teóricas que compreendem o estágio como momento de investigação da prática, onde o professor em formação se assume como pesquisador de sua prática docente ampliando seu conhecimento (Melo, 2014; Pimenta; Lima, 2005/2006; Piconez, 2002); assim como discutiu a identidade docente como algo que se constitui ao longo dos anos na articulação entre o individual, o coletivo e o social (Pimenta, 1999; Marcelo, 2010; Pereira, 2019). Como percurso metodológico, esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa (Gil, 2002), tendo sido realizada uma pesquisa de campo onde os dados foram obtidos diretamente com os informantes por meio de questionário (Casarin; Casarin, 2012) aplicado com egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, concluintes do ano de 2023.2. Como resultados, os colaboradores da pesquisa indicaram a concepção de que o estágio seria o lugar de aplicação da teoria aprendida no curso de graduação, ao mesmo tempo em que indicaram que este componente curricular ajuda na preparação para enfrentar os desafios da atuação docente. Também pôde-se verificar que a própria relação que os egressos recém formados estabeleceram com os professores supervisores e orientadores durante o estágio contribuiu para a aprendizagem do fazer docente e constituição de sua identidade; e que ao oferecer condições para a análise e reflexão da própria prática docente, o estágio contribui para a construção de uma identidade profissional, na medida em que vai requerer um novo ordenamento de fazeres, a produção de novos conhecimentos e de ações investigativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria Julia Carvalho de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.title A construção da identidade docente do egresso do curso de pedagogia: o papel do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta