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O estágio supervisionado compreende a teoria e prática impulsionando o primeiro contato com o exercício da docência, promovendo a reflexãobsobre a prática pedagógica da escola e a prática
docente do professor. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral analisar o papel do estágio supervisionado na construção da identidade docente de professores recém egressos
do curso de Pedagogia. Esse objetivo foi subdividido nos seguintes objetivos específicos:
analisar as percepções dos professores recém egressos do curso de Pedagogia sobre o estágio
supervisionado; identificar como o estágio supervisionado pode contribuir com a construção da
identidade docente de professores recém egressos do curso de Pedagogia. Para atender a esses
objetivos, esta pesquisa se vinculou a perspectivas teóricas que compreendem o estágio como
momento de investigação da prática, onde o professor em formação se assume como pesquisador de sua prática docente ampliando seu conhecimento (Melo, 2014; Pimenta; Lima, 2005/2006; Piconez, 2002); assim como discutiu a identidade docente como algo que se constitui ao longo dos anos na articulação entre o individual, o coletivo e o social (Pimenta, 1999; Marcelo, 2010; Pereira, 2019). Como percurso metodológico, esta pesquisa apresentou
uma abordagem qualitativa (Gil, 2002), tendo sido realizada uma pesquisa de campo onde os dados foram obtidos diretamente com os informantes por meio de questionário (Casarin; Casarin, 2012) aplicado com egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, concluintes do ano de 2023.2. Como resultados, os colaboradores da pesquisa indicaram a concepção de que o estágio seria o lugar de aplicação da teoria aprendida
no curso de graduação, ao mesmo tempo em que indicaram que este componente curricular ajuda na preparação para enfrentar os desafios da atuação docente. Também pôde-se verificar que a própria relação que os egressos recém formados estabeleceram com os professores supervisores e orientadores durante o estágio contribuiu para a aprendizagem do fazer docente
e constituição de sua identidade; e que ao oferecer condições para a análise e reflexão da própria
prática docente, o estágio contribui para a construção de uma identidade profissional, na medida
em que vai requerer um novo ordenamento de fazeres, a produção de novos conhecimentos e
de ações investigativas. |
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