Resumo:
Com a evolução da história da educação de surdos, é notório uma trajetória de desafios e progressos. Durante muitos anos até o surgimento das metodologias de ensino, os surdos foram privados e marginalizados das relações sociais e do cotidiano que as pessoas, consideradas normais, podiam desfrutar. Um dos pilares da Língua Portuguesa é a literatura, que é moldada pelo contexto histórico e cultural de cada sociedade, podendo ser multifacetada e expandir seus horizontes para além do texto escrito, despertando reflexões e conectando os indivíduos através do espaço e tempo. A literatura surda em Língua de Sinais (Libras) é considerada uma expansão desse conceito por meio da cultura e identidade surda. Mediante a isso, a linguagem visual-espacial pode transmitir tanto experiências como perspectivas e emoções. A literatura em Libras não é apenas uma tradução da língua oral, mas sim uma criação original que reflete a estética e sensibilidade únicas da comunidade surda. Com esse intuito, discutimos nesta pesquisa sobre o bilinguismo na educação de surdos e a importância do ensino de literatura para surdos através da aplicação do livro pop-up. Ao longo dessa pesquisa, criamos um livro pop-up adaptado em Libras como recurso de ensino nas aulas de Literatura, para tal, foi criada uma narrativa com a releitura da Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, porém, sua história acontece no Nordeste. Neste processo de escrita do livro, fizemos algumas pesquisas tanto bibliográficas como de campo para que o livro tivesse traços únicos no decorrer da trajetória viajante da boneca de pano. Diante disso, a presente pesquisa visa apresentar uma proposta metodológica de ensino de literatura para surdos, sendo utilizado o uso do livro pop-up como forma de acessibilidade inclusiva no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2). Para isso, utilizamos como embasamento teórico, Strobel (2008, 2009) acerca da cultura e história da educação de surdos, ao que se refere à literatura nos baseamos em Cândido (1995) e Lajolo (1982) e à literatura surda Karnopp (2008), Quadros (2004, 2005) e Sutton-Spence (2021). Percebemos o quanto a disponibilidade de materiais didáticos para esse tipo de metodologia é escassa, por isso objetivamos ajudar outros professores, desenvolvendo ao longo dessa pesquisa a criação de conteúdos educativos que promovam a compreensão, dentro da cultura e identidade surda, e a apreciação do gênero literário narrativo utilizando a Libras como principal meio de comunicação visual; desenvolver um livro pop-up interativo que utiliza elementos visuais para representar de forma acessível a narrativa literária, adaptando-se às necessidades específicas dos alunos surdos; e ofertar o livro pop-up como suporte pedagógico em sala de aula para auxiliar os professores ao ensinar literatura para alunos surdos.
Descrição:
NUNES, Adriele Rodrigues. Literatura Infanto Juvenil: a Integração do livro pop-up adaptado em Libras como suporte pedagógico na educação de surdos. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, 2024.