Resumo:
O presente artigo tem por objetivo principal analisar a importância atribuída ao Cangaço a partir das configurações sociais e culturais do Nordeste, bem como perceber de que forma o cangaço se constituiu como um Patrimônio Cultural Nordestino. Objetiva-se ainda analisar como se construiu a Identidade Regional do Nordestino através do Cangaço e identificar os tipos de representações inseridas na população nordestina a partir deste movimento. Tais aspectos podem ser evidenciados através da estreita relação existente entre Patrimônio e Região. Para tanto, fez-se necessário um diálogo com as fontes bibliográficas já existentes sobre o assunto, dentre elas estão presentes os trabalhos de Ricardo Oriá e Choay, no que diz respeito à temática do Patrimônio e autores a exemplo de Durval Muniz que tratam das questões de regionalismo, enquanto Halbwachs atuou na percepção da memória. Estes entre outros autores fizeram-se presentes durante todo este ensaio. Desta maneira, tornou-se possível identificar as diversas formas de manifestação do Cangaço, sejam elas na memória coletiva, na Literatura em especial a de cordel, na poesia, na música e nas representações imagéticas, dentre estas ganham destaque as da indústria cinematográfica.
Descrição:
Batista, S. L. Patrimônio e região: uma leitura do cangaço como patrimônio cultural nordestino. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.