dc.contributor.author |
Fragoso, Verônia de Souza |
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dc.date.accessioned |
2024-07-11T14:18:36Z |
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dc.date.available |
2024-07-11T14:18:36Z |
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dc.date.issued |
2024-05-29 |
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dc.identifier.other |
CDD 351 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32282 |
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dc.description |
FRAGOSO, V. de S. Percepções dos cidadãos sobre a ouvidoria pública estadual de educação na Paraíba. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo tem por objetivo de apresentar dados relacionados às abordagens e percepções dos cidadãos sobre a Ouvidoria Pública Estadual de Educação na Paraíba, entre 2022 e o início de 2024. A análise foi feita a partir do atendimento ao serviço dos usuários, buscando entender a satisfação com o atendimento, a eficácia na resolução dos problemas e a transparência nas ações. A transparência é um aspecto destacado, com muitos usuários considerando a ouvidoria como um meio importante para garantir a visibilidade das ações governamentais. Contudo, há críticas sobre a falta de clareza nas respostas e no acompanhamento das demandas, o que pode gerar desconfiança. Conclui-se que, embora a Ouvidoria Pública de Educação na Paraíba seja vista positivamente como um canal de escuta e participação, há necessidade de melhorias na eficiência e transparência dos serviços prestados. É importante salientar que a ouvidoria não desenvolve seu trabalho de forma punitiva e sim educativa. Logo a pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados revelam que os cidadãos vêem a ouvidoria como um canal essencial para a comunicação entre a população e a administração pública, sendo valorizada pela oportunidade de participação e pelo potencial de melhoria na gestão pública. No entanto, a percepção sobre a eficácia varia: enquanto alguns elogiam a resolução rápida e eficiente das demandas, outros apontam falhas, como lentidão e falta de retorno adequado.Dessa forma, recomenda-se a implementação de práticas mais ágeis e comunicativas para aumentar a confiança e satisfação dos cidadãos, além de uma maior divulgação dos canais de ouvidoria para ampliação do acesso. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Barreto Motta Nogueira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Administração pública |
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dc.subject |
Escolas públicas |
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dc.subject |
Ouvidoria Pública Estadual da Paraíba |
pt_BR |
dc.title |
Percepções dos cidadãos sobre a ouvidoria pública estadual de educação na Paraíba |
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dc.type |
Other |
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