Resumo:
O trabalho é um artigo científico e desenvolveu-se a partir da observação participante com descrição do estágio em Sociologia no ensino médio. É abordado o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo o pensamento sociológico entre os estudantes. A partir do projeto de intervenção do estágio III na ECI Professor Itan Pereira apresentamos uma abordagem qualitativa no ensino de Sociologia, centrada na exploração dos temas da AGENDA 2030: Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades. Esta iniciativa visa promover a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, integrando teoria e prática de forma conjunta. Ao enfatizar o papel dos estudantes como protagonistas de sua própria formação, o projeto transcende o ambiente institucional, destacando-se como uma plataforma para o desenvolvimento de indivíduos críticos e conscientes. O projeto representa não apenas uma contribuição significativa para a educação sociocultural, mas também uma oportunidade de promover valores como reflexão crítica e consciência social em um contexto mais amplo no ensino de sociologia.
Descrição:
BEZERRA, J. L. N. Formação docente e prática pedagógica no ensino de sociologia: uma análise do estágio supervisionado III na ECI Professor Itan Pereira. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.