Resumo:
A utilização da técnica de mediação nas escolas públicas tem sido um tema de crescente
interesse e relevância social. Esta pesquisa tem como objetivo investigar se a implantação da
técnica de mediação nas escolas públicas pode ser considerada um instrumento de governança
na Administração Pública. Utilizou-se de uma revisão da literatura para compreender a
relação da governança e da técnica de mediação a partir de análises conceituais e evoluções
normativas constatando a imprescindibilidade do aprimoramento da gestão pública a partir da
inserção de técnicas inovadoras que contribuam para um ambiente escolar propício ao alcance
de metas e índices indispensáveis para Administração Pública. Para tanto foi analisado um
Projeto de Mediação escolar desenvolvido na Escola Estadual Cidadã Integral Professora
Liliosa de Paiva Leite, na cidade João Pessoa-PB, denominado de: Projeto Mediação Escolar
e Protagonismo Estudantil: aprendendo a mediar os conflitos escolares. Em razão do
encerramento do projeto utilizou-se da entrevista semiestruturada a fim de analisar quais os
impactos referidos projeto proporcionou aos envolvidos e a escola. Os resultados apontam que
a mediação impactou positivamente o ambiente escolar e que o encerramento do projeto
mitigou os efeitos outrora proporcionados. Concluindo-se, portanto, que a mediação pode ser
um instrumento de boa governança para a Administração Pública quando utilizado de forma
contínua e duradoura.
Descrição:
FARIAS, R. M. A. P. Mediação nas escolas públicas: instrumento de governança na administração pública. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.