Resumo:
Este estudo investigou as dificuldades de aprendizagem em Cálculo Integral e Diferencial I entre alunos do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Patos. Utilizando uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, foram analisadas as lacunas na formação matemática básica dos alunos, bem como as estratégias de nivelamento implementadas para mitigar essas deficiências. A pesquisa identificou que a falta de uma base matemática sólida, proveniente de uma Educação Básica fragilizada, é um dos principais fatores que contribuem para as altas taxas de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo I. Com base nos resultados obtidos, foi proposta a implementação de um Curso de Nivelamento em Matemática para preencher essas lacunas e integrar os alunos ao ambiente acadêmico do Ensino Superior. Os resultados indicaram que o Curso de Nivelamento foi eficaz na melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos fundamentais e na promoção do engajamento dos alunos. Estratégias como a utilização de recursos tecnológicos, a contextualização dos conteúdos com aplicações práticas em Engenharia Civil e a emissão de certificados de participação foram fundamentais para o sucesso das oficinas de nivelamento.
Descrição:
PEREIRA, Amanda Silva. Pré-cálculo no Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB/PATOS: Experências do Estágio Curricular supervisionado no curso de nivelamento. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.