Resumo:
Este trabalho propõe uma abordagem metodológica que integra elementos da cultura africana
ao ensino de geometria plana, utilizando o jogo africano Shisima como base. Objetivou-se, com
a pesquisa, analisar as contribuições dos elementos culturais africanos enquanto recurso
didático para o ensino de geometria plana. A pesquisa busca explorar como a africanidade pode
afetar positivamente o ensino de geometria plana. Assim, surge a seguinte questão central: De
que maneira a integração da africanidade e de elementos culturais africanos em atividades
lúdicas e inovadoras pode impactar o processo de aprendizado e o envolvimento dos estudantes
no ensino de geometria plana? Esta questão tem o foco de investigar o potencial da abordagem
proposta não apenas em transmitir conhecimentos matemáticos, mas também em promover uma
contemplação sobre a cultura africana e como ela pode contribuir para a educação, sendo
possível abranger a atuação da Lei 10.639/03, que ressalta a valorização da história e cultura
afro-brasileira em instituições de ensino. O referencial teórico do presente trabalho discute
conceitos relacionados à cultura africana, à história da geometria e suas possibilidades e
dificuldades, além de abordar ferramentas pedagógicas que propõem uma abordagem
enriquecedora nas aulas de Matemática. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa
qualitativa, com a realização de um estudo de campo desenvolvido em uma turma de 9° ano do
Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas. A aplicação desta pesquisa ocorreu
a partir de um questionário inicial, apresentação da cultura africana, aplicação do jogo Shisima,
construção do tabuleiro, aplicação da atividade em sala e um questionário final. Os resultados
obtidos através do primeiro questionário permitiram verificar as perspectivas dos alunos sobre
a cultura africana e conteúdos matemáticos, e como a aplicação das atividades práticas em sala
contribuiu para o aprendizado do conteúdo geométrico e para a contemplação da cultura
africana. Desta forma, verificamos que a integração do jogo africano Shisima com a geometria
plana foi eficaz para este estudo.
Descrição:
NUNES, Gabriela Ferreira. A africanidade na geometria plana: uma abordagem lúdica para o Ensino de Matemática. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.