dc.description.abstract |
Esta pesquisa propôs investigar a gestão escolar democrática em uma escola estadual cidadã
em Vista Serrana-PB, considerando os elementos da gestão participativa, de pessoas,
pedagógica e financeira. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de
abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de entrevistas
semiestruturada e questionários. Participaram do estudo 1 diretor, 1 coordenador pedagógico,
1 gestor financeiro e 11 professores, todos esses funcionários de uma Escola Cidadã na cidade
de Vista serrana na Paraíba, onde foi investigado (i) o histórico da escola, sua estrutura e as
mudanças decorrentes da implantação do sistema integral; (ii) a gestão participativa,
destacando a participação da comunidade escolar e externa; (iii) a gestão de pessoas,
analisando as relações interpessoais entre a direção escolar e os docentes; (iv) a gestão
pedagógica da escola, através da criação do Projeto Pedagógico da Escola e (v) a gestão
financeira, destacando a interferência/influência de outras instâncias. A análise dos dados se
deu de forma descritiva. A partir de tais procedimentos, foi possível observar há uma
priorização da gestão participativa no contexto estudado, na qual há a participação da
comunidade escolar (gestores, professores, alunos) e comunidade externa, por meio de
conselhos escolares e eventos na escola, mesmo com a presença de desafios para
implementação da gestão democrática. Destacou-se, também, a existência da uma gestão de
pessoas que é observada a partir do fortalecimento das relações interpessoais (direção,
professor, alunos, pais) e a participação de todos os atores nas decisões, possibilitando uma
maior organização e estruturação escolar. Ademais, a gestão participativa também pode ser
observada por meio do projeto político pedagógico, onde ocorre a ação e reflexão coletiva do
processo de organização escolar, e por meio da gestão financeira de forma descentralizada, no
qual acontece por meio do conselho escolar. |
pt_BR |