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GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ NA CIDADE DE VISTA SERRANA-PB

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dc.contributor.author Garcia, Nicodemos Yago
dc.date.accessioned 2024-07-15T16:37:51Z
dc.date.available 2024-07-15T16:37:51Z
dc.date.issued 2024-07-12
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32332
dc.description GARCIA, Nicodemos Yago. Gestão escolar democrática na implementação do sistema integral em uma Escola Estadual Cidadã na cidade de Vista Serrana-PB. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa propôs investigar a gestão escolar democrática em uma escola estadual cidadã em Vista Serrana-PB, considerando os elementos da gestão participativa, de pessoas, pedagógica e financeira. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de entrevistas semiestruturada e questionários. Participaram do estudo 1 diretor, 1 coordenador pedagógico, 1 gestor financeiro e 11 professores, todos esses funcionários de uma Escola Cidadã na cidade de Vista serrana na Paraíba, onde foi investigado (i) o histórico da escola, sua estrutura e as mudanças decorrentes da implantação do sistema integral; (ii) a gestão participativa, destacando a participação da comunidade escolar e externa; (iii) a gestão de pessoas, analisando as relações interpessoais entre a direção escolar e os docentes; (iv) a gestão pedagógica da escola, através da criação do Projeto Pedagógico da Escola e (v) a gestão financeira, destacando a interferência/influência de outras instâncias. A análise dos dados se deu de forma descritiva. A partir de tais procedimentos, foi possível observar há uma priorização da gestão participativa no contexto estudado, na qual há a participação da comunidade escolar (gestores, professores, alunos) e comunidade externa, por meio de conselhos escolares e eventos na escola, mesmo com a presença de desafios para implementação da gestão democrática. Destacou-se, também, a existência da uma gestão de pessoas que é observada a partir do fortalecimento das relações interpessoais (direção, professor, alunos, pais) e a participação de todos os atores nas decisões, possibilitando uma maior organização e estruturação escolar. Ademais, a gestão participativa também pode ser observada por meio do projeto político pedagógico, onde ocorre a ação e reflexão coletiva do processo de organização escolar, e por meio da gestão financeira de forma descentralizada, no qual acontece por meio do conselho escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ma. Débora Karyne da Silva Abrantes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão Escolar Democrática pt_BR
dc.subject Sistema Integral pt_BR
dc.subject Gestão Participativa pt_BR
dc.title GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA INTEGRAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ NA CIDADE DE VISTA SERRANA-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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